Como ensinar cão a urinar no lugar certo

Ter um cachorrinho em casa ou no apartamento é sem dúvidas algo muito divertido, porém a situação se torna difícil quando o pet tem…

Ter um cachorrinho em casa ou no apartamento é sem dúvidas algo muito divertido, porém a situação se torna difícil quando o pet tem dificuldades para acatar alguns comandos básicos e principalmente, os envolvidos com a higiene e as boas maneiras.

Por isso, para você que deseja mudar essa situação, entenda mais a seguir como funciona o comportamento canino e ensine o seu cachorro a urinar no lugar certo:

Veja como ensinar o cão a fazer suas necessidades em um local específico (Foto: Divulgação)

Entendendo o comportamento canino

Antes de ensinar alguns comandos básicos de adestramento para o cão, primeiramente é preciso entender o seu comportamento. Para o cachorro fazer suas necessidades, primeiro ele irá escolher um local limpo e longe de sua casinha ou comida, uma vez que essa é a tendência natural de todos os seres vivos. Por isso, comece mudando o lugar onde o seu amiguinho dorme, isto é, no caso de você morar em apartamento, coloque a caminha na sala e o banheiro do bichinho na lavanderia e nunca no mesmo ambiente.

Outra dica é manter a casa sempre limpa, pois os donos geralmente costumam se economizar em limpeza quando o assunto é o pet, alegando que ele sujará tudo novamente então a necessidade de limpar diminui.

Limpe bem o ambiente do pet para que ele se sinta confortável (Foto: Divulgação)

Como ensinar o cão a urinar no lugar certo

O maior erro ao ensinar o cão a fazer as necessidades no lugar certo é forçar a situação ou utilizar-se da voz alterada para isso. Caso o animal tenha um histórico oriundo de um petshop ou canil, onde as limpezas são menos frequentes, você terá um pouco mais de dificuldade ao criar uma referência para o animal, pois de tão acostumado a conviver com o cheiro, o olfato do pet levará um tempo para voltar ao normal.

Leia Também:  10 animais mais rápidos do mundo

Por isso, inicie utilizando um tapete higiênico para cães, acompanhado por um atrativo sanitário que é facilmente encontrado nas lojas de produtos para animais. É importante prever os horários em que o cão fará suas necessidades, isto é, geralmente ele comerá três vezes ao dia, de forma que precisará ir ao banheiro aproximadamente uns 20 minutos após a refeição.

Tenha paciência antes de ensinar o cão a urinar no local certo (Foto: Divulgação)

Incentive o cão sempre oferecendo uma recompensa após urinar no local certo e nunca grite com o seu amiguinho, pois ele entenderá que o correto é não fazer as necessidades na sua frente, o que dificultará o seu adestramento. Assista ao vídeo abaixo e confira ainda mais dicas para ensinar o cachorro a urinar no local certo:

Top