Como emitir guia E-Social: Passo a Passo

Está com dúvidas sobre a emissão do novo boleto de pagamento do FGTS para domésticas? Saiba como emitir Guia E-Social: Passo a Passo na matéria a…

Está com dúvidas sobre a emissão do novo boleto de pagamento do FGTS para domésticas? Saiba como emitir Guia E-Social: Passo a Passo na matéria a seguir, conferindo as dicas que vamos passar.

Como emitir guia E-Social: Passo a Passo (Foto Ilustrativa)

Em vigor desde outubro, o novo sistema de recolhimento do FGTS para trabalhadores domésticos reúne, em uma única guia, todas as obrigações tributárias devidas pelos patrões, como INSS, seguro contra acidentes de trabalho, etc, além do próprio Fundo de Garantia de Tempo de Serviço.

A nova ferramenta faz o cálculo automático dos impostos com base no salário da doméstica, gerando uma guia com código de barras que pode ser paga em qualquer banco, até o dia 7 de cada mês.

Dicas para contratar empregada doméstica

Como emitir Guia E-Social: Passo a Passo

Cadastrando-se para o primeiro acesso no portal eSocial (Foto Ilustrativa)

Confira o passo a passo para emitir guia do Simples Doméstico.

Passo 1: Acesse o site www.esocial.gov.br e clique em “Primeiro Acesso”. Digite os dados solicitados e vá clicando em “Avançar” para gerar o seu código de acesso. Caso você não tenha declarado o Imposto de Renda no ano anterior, poderá solicitar o código informando o número do título de eleitor.

Passo 2: Primeiramente, será necessário informar os dados do patrão (nome, CPF, etc) e clicar em “Salvar”. Depois, faça o cadastro do empregado no portal eSocial, digitando as informações do trabalhador.

Senado aprova mais direitos trabalhistas das domésticas

O empregador deve preencher todos os campos obrigatórios para emitir a guia de pagamento (Foto Ilustrativa)

Passo 3: Também é preciso preencher as informações do contrato de trabalho da doméstica (salário, data de início, etc). Caso tenha acontecido algum evento trabalhista no mês de referência (férias, afastamento, etc), o patrão deve informar, nos campos específicos.

Continuar Lendo  Roupa Indiana na 25 de Março

Passo 4: Terminado o preenchimento de todos os dados solicitados, será possível gerar e imprimir a nova guia de pagamento do Simples Doméstico, trazendo todos os impostos que devem ser pagos pelo patrão.

*O cadastramento do patrão e do empregado só precisa ser feito uma vez, mas os dados da folha de pagamento devem ser atualizados mensalmente, para a geração da guia referente ao período com os valores corretos.

Outros serviços disponíveis no portal E-Social

Exemplo de boleto do Simples Doméstico (Foto Ilustrativa)

No portal eSocial também estão disponíveis outros serviços, como modelos de contrato de trabalho, recibo de vale-transporte, folha de ponto e aviso prévio.

Extrato FGTS Caixa Econômica Federal

Em caso de dúvidas sobre como usar o E-Social, acesse a seção de “Perguntas Frequentes” do portal.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top