Como elogiar o trabalho de um funcionário

No ambiente corporativo muitos funcionários reclamam que só são lembrados no momento da cobrança, mas que na hora que fazem algo certo não recebem…

O elogio traz motivação no trabalho (Foto: Divulgação)

No ambiente corporativo muitos funcionários reclamam que só são lembrados no momento da cobrança, mas que na hora que fazem algo certo não recebem se quer um elogio, como se não fosse mais que a sua obrigação executar tal tarefa. Porém, mesmo sendo remunerado para tal função, as pessoas precisam ser motivadas a continuarem a fazer o seu serviço da melhor forma possível e um elogio sempre é bem-vindo.

Alguns profissionais optam por não falar bem de uma atitude de um colega, ou até subordinado, pois acreditam que isso demonstra uma certa fraqueza, o que não é verdade. Falar para um colaborador ou um para qualquer outra pessoa da companhia que gostou de uma determinada atitude profissional não lhe deixará vulnerável, pelo contrário, mostrará que é humilde e generoso, e assim, sempre poderá contar com a ajuda dos seus companheiros de empresa.

Esoere o momento certo para elogiar (Foto: Divulgação)

Da mesma forma que ninguém gosta de uma pessoa que não faz elogios a ninguém, somente a ele mesmo, também não é legal conviver com quem diz coisas vazias, para demonstrar um companheirismo que soa falso. Dizer todos os dias para um funcionário que ele é o melhor, mesmo que isso seja verdade, não surtirá efeito de elogio, mas sim de uma pessoa que é puxa-saco e que só quer agradar o outro em troca de algo.

Elogiar é necessário para a boa convivência (Foto: Divulgação)

O ideal é aguardar o momento certo para fazer um elogio. Se o colaborador acabou de conseguir uma reunião com aquele cliente ou fornecedor que nunca estava disponível porque insistiu e fez coisas que iam além da sua função em prol da empresa, certamente ele merece palavras de reconhecimento. O chame e diga o quanto está contente com isso, e se possível, dê a oportunidade desse funcionário crescer na companhia.

Continuar Lendo  Vagas para trabalhar nas olimpíadas Rio 2016 empregos

Se as felicitações forem para um mero colega, tome cuidado para não exagerar e falar como se fosse um supervisor dele. Diga o quanto aquele ato dedicado fez a diferença no seu desempenho para a pessoa elogiada e para o chefe dessa pessoa. Encaminhar e-mails em datas comemorativas com elogios também soa de modo gentil. Não exagere nas palavras, mas não deixe de demonstrar sua admiração, pois isso certamente fará com que o profissional fique mais motivado e feliz.

Top