Como eliminar os odores da casa

Chegar em casa e se deparar com um ambiente mau cheiroso é, sem dúvida, uma experiência desagradável. Os odores revelam que os moradores não…

Por Isabella Moretti em 17/04/2012

Os cheiros ruins da casa podem ser eliminados com uma boa limpeza.

Chegar em casa e se deparar com um ambiente mau cheiroso é, sem dúvida, uma experiência desagradável. Os odores revelam que os moradores não estão fazendo a limpeza como se deve ou adotando hábitos que prejudicam o aroma do lar. Para reverter este problema, é fundamental se preocupar com as condições de higiene diariamente.

No supermercado é possível encontrar à venda produtos apropriados para eliminar odores da casa, disponíveis em várias fragrâncias capazes de inibir o cheiro ruim. No entanto, não basta apenas perfumar o espaço residencial, na verdade é preciso fazer uma boa limpeza para somente depois usar aromas específicos.

As soluções caseiras para eliminar os odores residenciais são mais eficazes e baratas. Confira a seguir dicas para acabar com o mau cheiro da casa de acordo com cada situação:

Mofo
O mofo causa odores na casa, além de contribuir com as crises de alergia. Para não se tornar uma vítima deste fungo, recomenda-se passar um pano umedecido com vinagre e água nas áreas afetadas, como paredes e móveis. Para evitar a proliferação do mofo, coloque bicarbonato de sódio em sacolinhas de tecido e espalhe-as pela casa.

O vinagre branco é muito usado para combater odores dentro de casa.

Fritura
Depois de preparar algum alimento frito sem o uso de uma coifa, é normal a casa ficar com um cheiro forte e característico. Este problema se torna ainda pior nos ambientes integrados, pois o odor se alastra por toda área de convívio. Um truque caseiro para acabar com o cheiro ruim é ferver vinagre branco ao mesmo tempo em que está fritando algo.

Cigarro
Quando a casa conta com um morador fumante, é necessário adotar medidas para eliminar o cheiro forte de cigarro que se alastra pelos lugares fechados. Uma arma poderosa contra o odor é o uso de vinagre branco na limpeza.

O cigarro é um dos cheiros desagradáveis.

Animal de estimação
Quando o pet faz as suas necessidades no tapete, sofá, carpete ou outra área imprópria é complicado conseguir remover totalmente o mau cheiro. Para limpar vale a pena recorrer ao vinagre branco ou ao de maçã misturado com um pouco de detergente.

Carpete
Vários hábitos contribuem com o cheiro desagradável do carpete e comprometem o cômodo. Para eliminar os odores, espalhe bicarbonato de sódio por toda a peça, deixa a substância agir por um tempo e depois use um aspirador para concluir a limpeza.

No caso da residência continuar com cheiro forte e ruim, os moradores devem procurar manter as janelas abertas por mais tempo para que aconteça a ventilação dos cômodos e os odores diminuam. Outra saída é o uso de produtos aromatizante após a limpeza, como é o caso das varetas aromatizantes.

Top