Como educar filhos sem a presença do pai

Atualmente, é cada vez mais comum vermos famílias sem a presença dos pais, seja causada pelo divórcio, pela gravidez indesejada ou pela própria vontade…

O número de famílias sem pais é cada vez maior. Por isso, as mulheres têm que ser mães e pais. (Foto: Divulgação)

Atualmente, é cada vez mais comum vermos famílias sem a presença dos pais, seja causada pelo divórcio, pela gravidez indesejada ou pela própria vontade da mãe. Porém, as mulheres se desdobram em várias para darem o melhor de si para os seus filhos, trabalhando, cuidando da casa e sendo ótimas mães. Se você se encontra nessa situação, saiba como educar os filhos sem a presença do pai.

O pai é geralmente a figura da qual as crianças mais sentem medo porque ele é mais alto, mais sério e mais rígido. Portanto, em uma casa sem pai, a mãe tem que fazer o papel dele, fazendo com que os seus filhos lhe obedeçam sem recorrer à figura masculina. Para tanto, ela tem que ter, ao mesmo tempo, a meiguice e a delicadeza da mãe e a autoridade e rigidez do pai.

Os meninos são os que mais sentem a falta dos seus pais porque eles precisam se identificar com alguém do mesmo sexo. Nesse caso, eles terão que se espelhar em um homem próximo da família como o avô, o tio ou um amigo seu. Esse homem será o ponto de apoio desses meninos, brincando com eles e dando-lhes conselhos importantes que só podem ser feitos de homem para homem.

Os filhos homens precisam de uma figura masculina para se espelharem. (Foto: Divulgação)

Entretanto, o que mais pode afligir as mães solteiras é o âmbito financeiro, pois já é difícil criar um filho com a presença do pai, então, imagine sozinha. Por isso, elas têm que se dedicar para conseguirem empregos melhores a fim de darem o sustento adequado para os seus filhos. Ou seja, são verdadeiras heroínas.

Leia Também:  Família narcisista: entenda o que é

Contudo, não se esqueça de viver, pois um dia os seus filhos crescerão e seguirão os seus caminhos. Sendo assim, não deixe de ter uma vida social, saindo com os amigos para se divertir de vez em quando. Nesses momentos, peça a ajuda dos seus pais, irmãos ou amigos, que terão muito prazer em ficar com as crianças enquanto você relaxa.

As mães solteiras se dividem entre o trabalho e os filhos. (Foto: Divulgação)

Para educar os filhos sem a presença do pai, você tem que ter a autoridade masculina mesclada à delicadeza feminina. Desse modo, seus filhos aprenderão a te respeitar porque perceberão que você tem muita força, garra e coragem para educá-los sozinha.

 

 

Top