Como economizar para compra de uma casa

Como economizar para compra de uma casa? Existem diversas dicas que podem ajudar você a economizar para a compra da tão sonhada casa própria.…

Como economizar para compra de uma casa? Existem diversas dicas que podem ajudar você a economizar para a compra da tão sonhada casa própria. Infelizmente para grande parte dos brasileiros a compra do primeiro imóvel costuma ser uma jornada de corte de gastos, economia e investimentos. Algumas pessoas optam pelo financiamento como único caminho, porém acabam contraindo uma enorme dívida e o sonho vira rapidamenteu um pesadelo. Porém existem certos cuidados e dicas que você pode seguir para conseguir comprar um imóvel de forma inteligente.

Confira: Como funciona o Programa Minha Casa Minha Vida

Como economizar para compra de uma casa - O sonho da casa própria pode ser considerado uma jornada difícil, porém existem dicas que podem ajudar você nessa (Foto: Divulgação)

Como economizar para compra de uma casa

Veja abaixo dicas de como economizar para compra de uma casa:

  • Acabe com suas dívidas

O primeiro passo é se livrar das dívidas e evitar outras, evitando por exemplo o cheque especial, grandes parcelamentos e crediários. Se já estiver endividado tente negociar as taxas e prazos. Para não ficar na mão com imprevistos como desemprego, doença na família, entre outros, é sempre importante também ter uma reserva de emergência.

Cuidado com o financiamento (Foto: Divulgação)

  • Aplique bem seu dinheiro

Se você vive de aluguel, escolha um imovel com aluguel barato e guarde o restante para aplicar na casa nova. Para que na hora do financiamento, se for esta a opção de compra que você seguir, você possa dar uma entrada menor e não financiar um valor tão grande da casa.

  • Economize

Economize cerca de 30% do valor do imóvel antes de adquirí-lo, incluindo nesses 30% o saldo do seu FGTS. Esse dinheiro servirá para dar uma entrada (de, por exemplo, 20%) e também para pagar custos de cartório e de mobília. Essa regra de 30% vale para todos, exceto para aqueles que comprovadamente possuem baixa renda (e portanto elegíveis a algum programa habitacional do governo). Faça um teste, guardando, por dois meses, o valor equivalente ao da prestação a ser paga mensalmente. Se você conseguir manter, ótimo sinal!

Leia Também:  Sapateira Com Espelho - Modelo, Onde Comprar

Leia também: Simulador de imóveis

A economia é necessária (Foto: Divulgação)

  • Pesquise

Pesquise muito, não tenha preguiça. Uma pequena diferença na taxa de juros ou na parcela pode fazer você pagar milhares de reais a mais ao longo dos anos.

Opções na hora de comprar a casa própria

Existem diversos caminhos que você pode escolher para comprar sua casa própria:

1) Economizar para comprar à vista: essa opção é a mais simples, pois quem compra à vista fica livre das prestações imediatamente. Por isso, avalie utilizar bens que você já tem para comprar à vista ou, pelo menos, pagar a maior parte à vista.

2) Comprar na planta: ideal para quem não precisa do imóvel agora e quer comprar mais barato.

3) Consórcio: funciona como uma poupança para comprar o imóvel, com a vantagem que você pode ser sorteado para comprar antes de acabar de juntar o dinheiro. Por outro lado, tem a desvantagem de render menos que a poupança, em geral. Deve ser usado apenas por quem não tem pressa nenhuma de adquirir o imóvel.

Leia mais: Melhores financiamentos para casas em 2015

É importante conhecer as maneiras de se conseguir a casa própria (Foto: Divulgação)

4) Financiamento habitacional: esta é a opção mais comum e indicada para quem precisa morar no imóvel imediatamente. Depois de achar o imóvel que você quer comprar, pesquise com muita paciência as opções de financiamento que cada banco oferece. Em geral, os bancos exigem uma entrada de 20% do valor do imóvel. É possível utilizar o FGTS para ajudar nessa entrada e para diminuir o valor das prestações.

Agora que você já sabe como economizar para compra de uma casa e quais são os caminhos, escolha com sua família o que cabe melhor à sua situação e boa sorte!

Leia Também:  Melhores financiamentos para casas em 2015

Top