Como Economizar nas Despesas Domésticas

As despesas domésticas geralmente somam uma grande quantia, pois nelas se englobam: água, luz, telefone, alimentação, saúde, escola, por vezes condomínio, dentre outras coisas.…

Por Redacao em 25/02/2011

As despesas domésticas geralmente somam uma grande quantia, pois nelas se englobam: água, luz, telefone, alimentação, saúde, escola, por vezes condomínio, dentre outras coisas. Quanto maior for a família, maior será as despesas domésticas e essas despesas são fixas, então, a probabilidade delas reduzirem, é quase inexistente. Precisamos estar atentos com os desperdícios, eles fazem um grande rombo no orçamento doméstico. Todos os moradores da casa precisam dar sua fatia de contribuição, somente assim, será possível diminuir os gastos.

Lidar com as contas, nem sempre é uma tarefa fácil, é necessário agilidade, controle e, sobretudo, paciência. Dentre essas despesas fixas, precisa haver um valor disponível para o lazer, afinal de contas, todos precisamos de descanso e de nos divertir, e isso também requer custo. Então, driblar tudo isso não é fácil, e por vezes o orçamento é apertado. Para que essas despesas não saia do controle, há a necessidade de um bom planejamento e algumas dicas de economia.  A  familia precisa estar ciente dos gastos e todos precisam dar sua contribuição. Não basta apenas os pais controlarem os gastos, a situação exige a participação dos filhos e de todos que residem na casa, pois economizar é obrigação de todos.

Algumas dicas que podem ajudar são as seguintes: evite desperdícios desnecessários com água e luz. Esses dois campos podem ter uma economia significante se as pessoas não deixarem luzes acessas sem necessidade, tomadas ligadas sem estarem em uso, televisores funcionando sem a presença de ninguém. A máquina de lavar também pode ser usada somente quando houver quantidade suficiente de roupas para enchê-la, nada de ligar a máquina para lavar apenas algumas pecinhas. O ferro é outro inimigo constante das donas de casa. Procure usar o mínimo possível, junto uma boa quantidade de roupa antes de ligar o ferro. Evite abrir e fechar a geladeira sem necessidade abra o utensílio somente quando precisar colocar ou retirar algo, pois abri-la sem necessidade gera gastos.

Outra dica de como economizar nas despesas domésticas é não ir ao supermercado com fome, pois assim, você não comprará coisas desnecessárias e seu dinheiro renderá mais. Procure evitar o uso de cartão de crédito, pois uma vez usado  e não pago o valor total, vai lhe acarretar juros altos. Compre tudo o que puder à vista, isso organiza suas finanças e dores de cabeça futura. Evite comprar coisas que você não precisa e não são urgentes, adquira somente o que você realmente não pode ficar sem. Existem algumas compras que podem ser compradas pela internet e não gera custo de frete e outras contas, que podem ser pagas também pela internet, assim, use esse benefício quando for possível, dessa forma você evita gastar combustível ou dinheiro com transporte.

As suas finanças precisam ter um controle, estamos apenas citando algumas dicas que podem lhe ajudar, mais procure registrar todos os seus gastos e economizar no que for possível assim, você poderá ter mais facilidade e tranquilidade em administrar seus gastos.

Top