Como Economizar nas Compras de Natal

Mais um ano está chegando ao fim e é preciso saber como economizar nas compras de Natal para não ter prejuízos e começar um…

Mais um ano está chegando ao fim e é preciso saber como economizar nas compras de Natal para não ter prejuízos e começar um novo ano com dívidas e no vermelho. Para ajudar, nós do Mundo das Tribos separamos algumas dicas para ajudar no planejamento.

 

Dicas de como economizar nas compras de Natal

 

1) Planeje o orçamento

 

Primeiro é importante planejar e saber o quanto poderá gastar com as compras de Natal para evitar gastos desnecessários e cair na tentação. Para isso é importante definir todos os gastos, como por exemplo o quanto pretende gastar com presentes ou com a ceia.

 

2) Pague à vista

 

Com o planejamento feito dentro das suas possibilidades financeiras, é muito importante que pague as compras à vista. Tente não fazer mais dívidas e parcelar as compras de Natal. Já pensou em começar o ano com mais dívidas? Com certeza não será uma boa escolha.

 

3) Compre com antecedência

 

Uma ótima escolha para economizar nas compras de Natal é comprar antes e não deixar para o mês de dezembro, época em que tudo aumenta. Muitas lojas já estão com promoções e além de economizar dinheiro, você também faz escolhas melhores e evita as multidões no fim do ano.

 

4) Faça listas

 

Um passo para a tentação das vitrines e lojas é quando você não está focado no que precisa comprar. Por isso, é muito importante fazer listas do que, de fato, precisa comprar.

 

5) Presentes baratos

 

O importante é demonstrar os sentimentos por aquelas pessoas especiais. Não precisa ser com presentes caros. Você pode economizar e dar algo bem especial feito por você. O que acha de um artesanato, scrapbook, sabonetes artesanais, caixas decoradas?

 

6) Pesquisar preços

 

Nada de comprar na primeira loja. Para fazer escolhas conscientes é necessário separar tempo para pesquisar os valores dos produtos em várias lojas. Veja em vários sites na internet, compare preços, fretes, fique atento a promoções e a cupons de desconto.

7) Amigo secreto

 

Tome cuidado para não participar de vários amigos secretos. Escolha um ou no máximo dois. É uma ótima forma para economizar e pensar em apenas em um presente, principalmente entre amigos e família.

 

8) Não compre por impulso

 

Se você não tem certeza, não compre! As chances de arrependimento pelas compras por impulso são grandes. Neste período as lojas, propagandas, o dinheiro extra do 13 salário propiciam a aumentar o nosso desejo por comprar. Porém, não pode cair na tentação.

 

9) Ceia de Natal

 

Para economizar na Ceia de Natal é importante pedir ajuda para os familiares ou amigos com algum prato. Se você pretende fazer uma grande ceia, pode pedir para cada amigo ou familiar levar um prato para contribuir, não é deselegante.

 

10) Liquidações

 

Para quem quer fugir da época de Natal e aproveitar liquidações é aconselhável aguardar até o começo do ano para fazer compras e economizar. Em janeiro, todos os preços abaixam. Que tal esperar?

 

11) Viagem de fim de ano

 

Se você ainda não planejou uma viagem para o Natal, talvez a melhor opção para economizar é escolher destinos mais pertos ou deixar para outra época. Nesta data os locais turísticos tendem a aumentar e as chances dos gastos passarem do orçamento são grandes. A dica é pesquisar e colocar todos os gastos na balança.

 

12) Reservar parte do 13 salário

 

Uma escolha inteligente é separar uma parcela ou parte do benefício do 13 salário para as contas de começo de ano como IPTU, IPVA, matrícula e todos aqueles gastos de começo do ano.

 

 

Essas foram algumas dicas de como economizar nas compras de Natal.

Top