Como economizar na hora de abastecer o carro

Com o custo do combustível em alta é necessário tomar algumas medidas para economizar na hora de abastecer o carro. A primeira delas é…

Por Élida Santos em 28/12/2011

Escolha um posto de gasolina de sua confiança (Foto: Divulgação)

Com o custo do combustível em alta é necessário tomar algumas medidas para economizar na hora de abastecer o carro. A primeira delas é com relação ao modo com que você conduz o carro. Dirigir com calma traz sim uma grande economia. Os apressadinhos gastam mais porque desgastam os freios, o motor e os pneus. Isso acontece pois ao dirigir com “pressa” o carro deve ser utilizado com o seu índice maior de rotação, sendo que são necessários apenas 3.500 giros para que mesmo um carro 1.0, atue com uma velocidade média ágil. Dirigir com calma faz com que o combustível dure mais, o que gera uma economia de cerca de 30%.

O segundo fator na hora de economizar no abastecimento é a manutenção do carro. Mantenha a injeção eletrônica regulada, o óleo limpo e na proporção correta, os filtros de ar em bons estados e o combustível novo que deve ser trocado a cada 10 mil Km. Agindo de acordo com essas medidas, o automóvel consome menos combustível e tem um desempenho melhor. O custo que você terá com as trocas dos itens que não estão em uma boa condição, não se compara com o benefício e a economia. Além de contribuir com a diminuição de gastos na hora de abastecer o carro, você terá mais tranquilidade por evitar problemas mecânicos.

Faça os cálculos e escolha o combúsativel que melhor se encaixa no seu bolso (Foto: Divulgação)

Você não deve saber, mas os pneus mal calibrados aumentam em 30% o consumo de combustível. Isso acontece porque há um aumento do contato da banda de rodagem com o asfalto, o que deixa o volante mais duro na hora de manobrar o automóvel, além de causar um desgaste dos pneus de maneira irregular. Alinhe os pneus para auxiliar a boa movimentação do carro e a economia de combustível.

Evitar o uso do ar condicionado também auxilia na economia do combustível, isso porque o ar condicionado exige uma maior rotação do motor, que consequentemente usa mais combustível. Se você usar o ar condicionado e deixar as janelas abertas, o uso elevado de combustível será maior ainda. E se pensou em tirar o ar condicionado e andar com os vidros todos abertos talvez essa não seja a melhor alternativa, pois com os vidros abertos o carro cria uma resistência com relação a movimentação do carro, o puxando para trás, o que pode fazer com que o carro gaste mais combustível.

Mantenha o seu carro sempre com a manutenção em dia (Foto: Divulgação)

Se possui a opção de utilizar álcool ou gasolina faças as contas, pois nem sempre o que está mais barato é o que compensa mais. O álcool é queimado mais rapidamente. O carro anda menos quilômetros com o tanque cheio de álcool do que com o tanque cheio de gasolina.  Para ter um cálculo preciso de qual combustível é o mais apropriado, encha o tanque de álcool e calcule quanto o carro anda por quilômetro, faça o mesmo teste com a gasolina. E escolha o combustível mais viável, mas atenção, pois o carro com morto flex deve ser utilizado com o dois combustíveis, busque o equilíbrio. E sempre busque combustíveis de qualidade para evitar que o motor tenha problemas.

Top