Como economizar na conta de luz

Economizar dinheiro não é uma tarefa fácil, principalmente se não for bem administrado. Para conseguir economizar algum dinheirinho é necessário fazer algumas mudanças nos…

Economizar energia para diminuir as contas (Foto:Divulgação)

Economizar dinheiro não é uma tarefa fácil, principalmente se não for bem administrado. Para conseguir economizar algum dinheirinho é necessário fazer algumas mudanças nos hábitos.

Em casa é possível destacar o uso enorme de energia elétrica, pois com o aumento no poder aquisitivo de brasileiros há um consequente aumento na tendência da população em comprar produtos que utilizem energia, aumentando assim, o consumo da mesma.

Para aprender a economizar energia é preciso está disposto a, se for preciso, fazer algumas mudanças em casa. Como por exemplo, no banho não é necessário ficar horas embaixo do chuveiro com água quente, a média para o banho é de apenas oito minutos. Não se esqueça de posicionar a chave corretamente, se for verão deixe a chave em “verão”.

Uns dos eletrodomésticos que mais gastam energia em casa é a geladeira e o ferro de passar. Por isso, quando for utilizar a geladeira, pegue todos os produtos necessários e feche a porta logo em seguida, evite colocar alimentos quentes, evite, também, colocar sacos plásticos nas prateleiras, pois estes impedem a circulação do ar frio pela geladeira.

Dicas para economicar energia (Foto:Divulgação)

Quanto ao ferro de passar, é importante que junte muitas roupas para passar tudo de uma só vez. A máquina de lavar também segue a mesma regra, junte o máximo de roupas para que elas possam ser lavadas de uma só vez.

Os aparelhos eletrônicos como a televisão, DVD, computadores, rádios, entre outros, possuem “fontes” que consomem energia mesmo não sendo utilizados, por isso quando não for mais utilizar o aparelho, desligue-o diretamente na tomada, assim evita a passagem de corrente elétrica para o eletrônico.

Leia Também:  Linha Eletrodomesticos Mabe

Lembrando que os aparelhos em modo stand-by consomem energia da mesma forma, por isso, é aconselhável retirá-los da tomada quando não estiverem sendo utilizados. Existem algumas outras formas mais simples e diferentes, mas que são básicas para quem quer economizar energia como, por exemplo:

– Utilize lâmpadas mais econômicas, como as fluorescentes;

– Pinte os ambientes com cores claras, principalmente os tetos, que refletem e espalham a luz para todo o ambiente;

– Coloque mesas de trabalho e leitura próximas a janelas;

– Nos corredores, escadas e locais onde não há uma grande permanência de pessoas é aconselhável colocar temporizadores ou sensores de presença embutidos nas lâmpadas;

– Utilize dimmers, pois eles ajudam a controlar a intensidade da luz.

Economize tirando os eletrodomésticos da tomada (Foto:Divulgação)

Existem muitas outras maneiras de economizar energia, sendo as citadas acima as mais básicas. Então, depois de feito tudo é só esperar o dinheirinho sobrar no fim do mês. Mas não gaste antes do tempo. É bom evitar novas dívidas!

Top