Como economizar em ligações para celular

Fazer ligações para celular é hoje bem mais barato do que há alguns anos, quando as tarifas eram astronômicas. Apesar da redução nos valores,…

Por Andre em 04/02/2013

Fazer ligações para celular é hoje bem mais barato do que há alguns anos, quando as tarifas eram astronômicas. Apesar da redução nos valores, o Brasil ainda tem uma das tarifas mais caras do mundo e, por isso, é importante saber como economizar nas ligações para celular.

Existem boas maneiras de economizar nas ligações para celular (Foto: Divulgação)

Geralmente, as ligações mais baratas são aquelas realizadas entre celulares de uma mesma operadora, o que tem causado uma grande procura por aparelhos dual chip ou tri chip. Dessa forma, você pode usar o chip da operadora A para ligar para outros clientes da mesma empresa, e quando for ligar para usuários da operadora B, basta escolher o chip B para realizar a chamada.

Para facilitar a identificação, você pode colocar a operadora ao lado do nome do dono do número, em sua agenda de contatos, ou visitar o site Consulta Número antes de realizar a ligação. Na página, é só digitar o DDD e o número do telefone, que a ferramenta informa de qual operadora ele é.

Existem ainda diversas outras dicas para economizar nas ligações para celular. Confira algumas delas:

Dicas de economia em ligações para celular

Ter mais de um chip é uma boa para economizar (Foto: Divulgação)

Uma boa forma de economizar nas ligações de celular é conferir os planos e as promoções oferecidas pela sua operadora. A escolha deve ser baseada de acordo com o seu perfil, pois há tarifas diferenciadas. Para quem liga muito, por exemplo, o “plano controle”, oferecido por todas elas, pode ser uma boa alternativa.

Já para aqueles que não fazem tantas ligações assim, as linhas pré-pagas, que também possuem tarifas mais em conta, dependendo do tipo de ligação (para números da mesma operadora), podem ser a solução.

Em alguns casos, enviar SMS sai mais barato que a ligação (Foto: Divulgação)

Outra boa opção é optar pelo envio de mensagens de texto ao invés da ligação. Algumas operadoras cobram uma taxa fixa por dia, para o envio ilimitado de torpedos, enquanto outras têm taxas bem baratas para cada mensagem. Há também algumas delas que permitem o envio gratuito de SMS através do seu site.

Saiba como fazer: Consulta às tarifas das operadoras de telefonia

Aplicativos para economizar nas ligações de celular

O aplicativo Viber permite realizar ligações gratuitas através da internet (Foto: Divulgação)

Para quem possui um smartphone compatível com as redes 3G e/ou Wi-Fi, há ainda vários aplicativos que ajudam na economia de ligações para celular. Um deles é o Skype, que além de ter tarifas mais baratas, permite realizar chamadas gratuitas através da web, para outras pessoas que o têm instalado em seus aparelhos. O download está disponível no site do Skype.

Em casa ou na empresa: Como economizar na conta de telefone fixo

Função semelhante tem o aplicativo Viber, que oferece ligações gratuitas entre usuários através das conexões 3G ou wireless. Já os apps Portabilidade +9 (para iPhone) e Qual Operadora? (para Android) permitem saber para qual operadora você está ligando.

Top