Como economizar dinheiro ganhando pouco

Em 2010, uma pesquisa realizada pelo Banco Central revelou que os brasileiros estão guardando mais dinheiro. Ou seja, o número de depósitos superou os…

Em 2010, uma pesquisa realizada pelo Banco Central revelou que os brasileiros estão guardando mais dinheiro. Ou seja, o número de depósitos superou os de saques nas cadernetas de poupança. Apesar desta realidade otimista, a tarefa de poupar dinheiro tem se tornado cada vez mais complicado.

Não é preciso ganhar muito para economizar dinheiro. (Foto:Divulgação)

As pesquisas mostram que o brasileiro está economizando, mas ainda não tem a cultura de guardar dinheiro. A falta deste costume pode fazer com que ele enfrente dificuldades no futuro. O principal motivo para muita gente não fazer uma reserva financeira é o endividamento.

Economizar dinheiro, mesmo ganhando pouco, permite fazer milagres. Se o pai guardar 100 reais a cada mês desde o nascimento do seu filho, ele poderá pagar uma faculdade de Medicina e um carro quando o garoto atingir 18 anos de idade.  Se o mesmo ritmo de investimento for mantido até os 55 anos de idade, o poupador fará o seu primeiro milhão.

Dicas para economizar dinheiro ganhando pouco

Confira a seguir uma seleção de dicas para conseguir poupar dinheiro ganhando pouco:

Faça uma reserva financeira
O poupador deve guardar pelo menos 10% do seu salário por mês.

Analise as despesas mensais
Cada pessoa deve manter uma planilha com os gastos, na qual ela pode visualizar as despesas essenciais e gastos extras. Esta organização permite estabelecer prioridades e não jogar dinheiro fora.

Reduza os gastos extras
As despesas essenciais, como água, luz, telefone e escola, não podem ser cortadas. Desta forma, é importante cortar alguns luxos que integram a categoria ‘gastos extras’, como idas ao cinema, refeições fora de casa e viagens aos finais de semana.

É necessário reduzir os gastos ao máximo para economizar. (Foto:Divulgação)

Encontre formas de reduzir os gastos necessários
Os gastos essenciais não podem ser cortados, mas podem ser reduzidos. Entre as medidas que ajudam a poupar dinheiro, vale destacar os banhos mais curtos, a pesquisa de preços no supermercado e passeios gratuitos.

Leia Também:  Programa Serra do Mar

Não caia na tentação de financiamentos
Muitas pessoas não conseguem guardar dinheiro porque compram seus bens de forma parcelada e pagam altas taxas de juros. O ideal é ter paciência e conter a ânsia do consumo.

Tenha um cofrinho
Poupar dinheiro é um exercício constante e nada pode ser desperdiçado. O troco da feira ou do supermercado pode ser guardado em um cofrinho e ajudar nos momentos de aperto.

Dê valor aos trocados. (Foto:Divulgação)

Pague as dívidas
A melhor forma de conseguir economizar é pagando as dívidas em dia. Com este cuidado, a pessoa não precisa ficar a mercê das altas taxas de juros do cheque especial e do cartão de crédito.

Top