Como economizar bateria do smatphone

As empresas de tecnologia têm trabalhado sistematicamente para desenvolver aparelhos cada vez mais sofisticados. No caso dos smartphones, por exemplo, Samsung e Apple disputam…

Por Paulo Lima em 20/12/2012

As empresas de tecnologia têm trabalhado sistematicamente para desenvolver aparelhos cada vez mais sofisticados. No caso dos smartphones, por exemplo, Samsung e Apple disputam a preferência dos consumidores com modelos repletos de recursos e funcionalidades.

Apesar dos avanços, os usuários ainda se queixam da pouca durabilidade da bateria dos seus smartphones. (Foto: Divulgação).

Entretanto, apesar dos novos portáteis trazerem tecnologia bastante avançada, elas ainda são um tanto quanto limitados no quesito consumo de energia. Justamente por terem uma série de funções “inteligentes” é que eles acabam gastando mais.

Mas, colocando algumas orientações em prática, você pode amenizar esse problema e usar o seu telefone móvel com mais liberdade. Abaixo, estão algumas dicas que separamos sobre o assunto. Confira!

Confira também algumas dicas para fazer a carga do seu notebook durar mais tempo.

Como economizar a bateria do smartphone

Poupando a bateria do seu aparelho você poderá usá-lo com mais liberdade. (Foto: Divulgação).

Leia o manual – a maioria dos consumidores ao pegar o seu smartphone “novinho em folha” vai logo ligando o aparelho para ver o que ele oferece. Com isso, são poucos os que se dão o trabalho de abrir e ler o manual de instruções. Lembre-se de que o manual traz todas as orientações do fabricante sobre a recarga do equipamento. Por isso, não deixe de separar um tempinho para ler e se informar sobre o assunto.

Ajuste a configuração – alguns modelos apresentam configuração automática de economia de bateria, como é o caso dos smartphones com sistema operacional Android. Ao ativar esta opção, ele coloca as funções que mais consomem energia em modo de espera.

Use o modo avião – em lugares com sinal de baixa qualidade configure o seu aparelho para o modo avião. Este recurso impede que o celular fique procurando rede sem sucesso, atividade que leva a um maior consumo da bateria.

Conheça aplicativos para fazer a bateria do smartphone durar mais.

Apesar de simples, essas orientações podem fazer uma grande diferença no uso do seu smartphone. (Foto: Divulgação).

Deligue os aplicativos – abrir um aplicativo atrás do outro não é o ideal para quem quer poupar energia. Por isso, quando for deixar de usar um programa para abrir outro, não se esquece de encerrá-lo, assim seu smartphone não vai gastar energia com uma função que não está sendo usada.

Desative as notificações automáticas – geralmente, os smartphones mantêm a função de notificação automática ativada, o que também gera gasto de energia. Para economizar, deixe ativado apenas as notificações mais importantes.

Existem outras orientações que você pode colocar em prática para poupar a bateria do seu aparelho, como desligar o 3G, o Wi-Fi e o Bluetooth quando não estiverem em uso, diminuir o brilho da tela, evitar o uso do modo silencioso e investir em aplicativos que ajudam no gerenciamento do gasto de energia.

Top