Como é calculada a nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicado no dia 3 de novembro e domingo 4 de novembro. O teste foi composto por quatro provas…

Por Élida Santos em 13/11/2012

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicado no dia 3 de novembro e domingo 4 de novembro. O teste foi composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia de Enem os participantes tiveram que fazer 45 questões de múltipla escolha sobre ciências humanas e outras 45 sobre ciências da natureza. Já no segundo dia de avaliação, os estudantes responderam 45 questões de linguagens e códigos, que inclui português e inglês ou espanhol, e mais 45 questões de matemática. Os candidatos também fizeram uma redação.

Leia mais sobre: Guia Enem 2012

O Enem 2012 aconteceu nesse mês de novembro (Foto: Divulgação)

Cerca de 5,7 milhões de estudantes em todo o Brasil realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio e esperam o resultado oficial, que será divulgado a partir de 28 de dezembro no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br. Após a anúncio do resultado é que os processos de seleção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (Prouni) terão seus cronogramas revelados.

Como calcular sua nota do Enem?

O método de correção utilizado no Enem 2012 é o TRI (Teoria da Resposta ao Item), que avalia não só a quantidade de acertos, mas também a dificuldade de cada resposta e a querência. Existe uma medição na metodologia de correção que não prejudica a pontuação dos participantes do exame.

Saiba mais sobre: Resultado Final ENEM 2012, data

Calcular a nota do Enem é complicado por não sabermos qual questão vale mais (Foto: Divulgação)

Calcular a média aritmética do Enem 2012 não é possível sem saber quais questões serão consideradas mais complexas e com valor maior de pontuação. Por isso, para ajudar os candidatos e dar transparência à metodologia do Enem, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) está trabalhando na construção de um aplicativo que poderá calcular a pontuação obtida na prova por cada pessoa. No entanto, até o momento, não é possível calcular a nota do Enem sem essa ajuda.

Top