Como é calculada a hora extra

Ao receber o contracheque alguns trabalhadores não se atentam a questão práticas, como se está recendo o valor correto. Para os trabalhadores registrados no…

Por Élida Santos em 29/12/2011

calcular os ganhos é mais que um dever é obrigação do trabalhador que quer saber quanto ganha (Foto: Divulgação)

Ao receber o contracheque alguns trabalhadores não se atentam a questão práticas, como se está recendo o valor correto. Para os trabalhadores registrados no regime de contratação CLT, devem estar descritos no demonstrativo de pagamento todos as taxas e impostos que são debitados do pagamento, além do salário pago, eventuais comissões e as horas extras. Mas como cobrar algo se você não sabe calcular o valor de salário que lhe é de direito?

Então para garantir o que o seu salário está sendo pago da maneira correta, com tudo que tem direito, é melhor começar a se informar sobre os seus rendimentos, para que você não seja lesado a médio e longo prazo. Um bom começo é descobrir o valor que você ganha por cada dia trabalhado. O calculo é simples, basta pegar o seu salário fixo do mês, sem dedução de impostos, e dividir pela quantidade de dias trabalhados, o resultado será o valor médio de salário por dia. Depois desse calculo ficou fácil descobrir quando você recebe por hora, basta dividir pela quantidade de horas do dia em que você precisa trabalhar (não inclua as horas extras).

Todo funcionário contratado no regime CLT recebe um informe de rendimento (Foto: Divulgação)

Para calcular as horas extras é necessário saber quanto é pago por cada hora a mais de trabalho. Por exemplo, hora extra de domingo vale mais do que as realizadas em dias comuns (segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira e assim em diante). Algumas empresas pagam 100% de hora extra após o expediente e de sábado, e no domingo, 150%. Outras remuneram os trabalhadores que realizam trabalhos após o expediente habitual em 70% (durante a semana e aos sábados) e no domingo pagam 100%. Veja com o setor de Recursos Humanos da empresa como esse cálculo é realizado.

Saiba quanto você recebe por cada hora de trabalho e calcule seus ganhos (Foto: Divulgação)

Como você já sabe quanto recebe por dia e por hora é simples calcular. Adicione a porcentagem paga de hora extra por hora ao valor que você recebe em dia normal por cada hora trabalhada. Assim, você saberá quanto o seu dia rendeu somando as horas extras. Achou complicado demais? Então temos a solução. Use sites que fazem um cálculo estimado das horas extras. Mas é necessário fornecer algumas informações. Um desses portais que calculam o benefício é o http://www.calculador.com.br/. Agora que já sabe como calcular seus ganhos fique de olho, e se necessário, exija que os seus direitos sejam cumpridos.

Top