Como driblar a falta de experiência no currículo

Conseguir um bom trabalho não é fácil, ainda mais se a sua carteira de trabalho ainda estiver limpa. Geralmente, as empresas preferem contratar funcionários…

Por Editorial MDT em 19/12/2011

A falta de experiência no currículo pode ser driblada com bons cursos profissionalizantes, estágios e trabalhos voluntários. (Foto: Divulgação)

Conseguir um bom trabalho não é fácil, ainda mais se a sua carteira de trabalho ainda estiver limpa. Geralmente, as empresas preferem contratar funcionários que tenham experiência no mercado de trabalho para não precisar treiná-los. No entanto, não há como ter experiência se você nunca teve a oportunidade de trabalhar. Sendo assim, aprenda como driblar a falta de experiência no currículo.

Para conseguir um emprego sem ter experiência, enriqueça o seu currículo com cursos extra-curriculares. Portanto, é preciso investir na sua carreira, fazendo cursos profissionalizantes, de idiomas e de informática. Pela prefeitura e pelo estado, há muitos cursos gratuitos que tornam o seu currículo mais atraente.

Cursos profissionalizantes são essenciais para quem procura pelo primeiro emprego. (Foto: Divulgação)

Além dos cursos, os estágios também são importantes, sendo assim, enquanto estiver na escola ou na faculdade, não deixe de fazer estágios, pois neles você aprende muito sobre o seu futuro campo de trabalho e eles são ótimos para deixar o seu currículo melhor.

O trabalho voluntário mostra que você é solidário e possui certa experiência. Por isso, participe de mutirões na sua cidade, ajude os pobres e seja sempre atencioso com as pessoas, porque isso contará muito na hora de procurar um emprego. Então, não se esqueça de colocar esse dado no seu currículo.

Além de ser uma grande experiência de vida, o trabalho voluntário poderá te ajudar bastante na busca pelo primeiro emprego. (Foto: Divulgação)

Por fim, ressalte as suas qualidades pessoais no seu currículo, mas sem exageros. Se não for pontual, não escreva que o é, pois você parecerá um grande mentiroso quando começar a trabalhar. Escreva que é responsável, dinâmico e que sabe trabalhar muito bem em grupo. Essas são as qualidades mais importantes para os chefes atualmente.

Para não entregar um currículo em branco nas empresas que pretende trabalhar, é preciso investir um pouco na sua carreira. Sendo assim, não perca a oportunidade de fazer cursos, trabalhos voluntários e estágios para driblar a sua falta de experiência no currículo.

Top