Como disfarçar os poros do rosto

Quem sofre com poros dilatados sabe o quanto eles comprometem a beleza do rosto, principalmente no verão. A pele fica brilhosa, com aspecto desagradável e pouco sucesso se tem, com as medidas tomadas para escondê-los. Veja algumas dicas para disfarçar os poros do rosto.

Com calor e transpiração, os poros ficam mais abertos (Foto: Divulgação)

Por que os poros ficam dilatados?

Os poros são o canal para a saída do suor e do sebo, secretado pelas glândulas sebáceas. Grosso modo, é por meio deles, portanto, que a pele respira. Porém, tanto sebo, quanto suor, saem do mesmo local. É por isso que, quando transpiramos, percebemos maior oleosidade da pele.

Isso é normal para qualquer pessoa. No entanto, algumas têm estes canaizinhos naturalmente mais abertos. Isso causa enorme desconforto, pois além de comprometer o visual, ainda pode incorrer em acúmulo de sujeira, podendo, inclusive, causar inflamações. Isso acontece porque as glândulas sebáceas liberam muita substância, que pode se acumular no poro, favorecendo a proliferação de bactérias e as inflamações.

A limpeza correta é fundamental, para que os poros não acumulem sujeira (Foto: Divulgação)

Como cuidar e como disfarçar poros abertos

A solução mais simples para cuidar e prevenir problemas mais desagradáveis é limpar a pele, regularmente. Use sabonetes próprios para o seu tipo de pele (em geral, oleosa), além de loções adstringentes e cremes apropriados.

Ao menos duas vezes por semana, faça leves esfoliações da pele, removendo a sujeira acumulada dentro dos poros. Porém, não exagere, pois o excesso poderá ferir a cútis, além de estimular ainda mais glândulas, piorando o problema.

Utilize máscaras de argila branca e produtos indicados para reduzir os poros do rosto. Produtos que contêm ácido retinoico ou ácido salicílico são indicados para o problema.

Ao lavar o rosto, evite usar água quente. A temperatura alta faz com que os poros fiquem mais abertos, além de favorecer a oleosidade. Prefira água fria ou gelada.

Maquiagem, precedida de primer, ajuda a disfarçar, temporariamente (Foto: Divulgação)

Disfarçar poros do rosto com maquiagem é uma boa alternativa, embora seja para solução temporária. A dica é usar, antes dos outros produtos, o primer facial. Este item de preparo para a maquiagem uniformiza a pele, preenchendo poros e linhas de expressão, além de segurar o suor, por mais tempo. Em seguida, use uma base especial para pele oleosa, oil free. Porém, nunca se esqueça de que o acúmulo de sujeira de maquiagem deve ser evitado. Faça a limpeza, antes de dormir.

Tratamentos a laser, peelings e produtos especialmente formulados são ótimas opções para reduzir os poros do rosto. No entanto, eles devem ser indicados por um médico dermatologista. Lembrando que, aqui, demos dicas simples para disfarçar os poros, de forma momentânea. Tratamentos específicos devem ser receitados por um profissional.

Reply