Como descomprimir o ouvido

Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já passou pela sensação de ficar com o ouvido entupido, e sabe o quanto isso incomoda.…

Por Editorial MDT em 21/05/2013

Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já passou pela sensação de ficar com o ouvido entupido, e sabe o quanto isso incomoda. Você fica nervoso, não ouve direito e não vê a hora de acabar com o problema. Pensando nisso, selecionamos dicas de como descomprimir o ouvido. Confira.

A compressão no ouvido gera muita dor. (Foto: divulgação)

Ouvido comprimido

A sensação de compressão no ouvido pode ser causada por vários fatores. A causa mais comum é a mudança de altitude. O corpo leva algum tempo para se adaptar às mudanças de pressão. Como ocorre uma ligação entre o nariz e o ouvido, todas as vezes que a pessoa deglute ou boceja, envia ar para o ouvido.

Além desse fator, existem muitos outros que podem provocar a compressão do contudo auditivo, como acúmulo de cera, infecções, perdas auditivas, doenças do labirinto, disfunção na tuba auditiva e obstrução nasal.

Veja como tirar agua do ouvido 

Como descomprimir o ouvido

É importante ressaltar que, se você está sofrendo de compressão nos ouvidos há muito tempo, um médico (otorrinolaringologista) deve ser consultado. Existem diversos agentes causadores de doenças que são capazes de gerar esse incômodo, por isso, é importante fazer exames para descobrir exatamente a origem do problema.

Além dos agentes infecciosos, existem causas mais simples e comuns de sensação de entupimento do conduto auditivo, como no casos de alteração de pressão devido a voos, cera acumulada e outros.

A primeira atitude a ser tomada é identificar a causa do entupimento do ouvido. Caso tenha sido provocado pela entrada de algum objeto estranho é necessário procurar imediatamente o médico, já que mexer pode piorar a situação e agravar o problema. Se a causa for devido a entrada de água ou acúmulo de cera, é só seguir algumas dicas que iremos citar.

Descomprimir o ouvido com água

Ingredientes: água morna, água oxigenada, bolas de algodão, seringa e vasilha de medição.

Como fazer: misture a água morna e a água oxigenada. Coloque de 2 a 3 colheres de sopa de água morna na vasilha. Em seguida, despeje a mesma quantidade de água oxigenada. Misture bem e coloque dentro da seringa. Deite de lado e coloque a solução no ouvido. Não se mecha durante alguns minutos e deixe a solução agir. Drene o ouvido e ainda deitado coloque o algodão. Esse procedimento ajuda a descomprimir rapidamente o ouvido.

O cotonete não deve ser usado na descompressão do ouvido. (Foto: divulgação)

Descomprimir o ouvido com cera

1. Despeje em uma vasilha 2 ou 3 colheres de água oxigenada e água mineral;

2. Fique deitado de lado para facilitar a aplicação;

3. Aplique algumas gotas no ouvido com auxílio de uma seringa;

4. Deixe agir por 10 minutos para que faça efeito;

5. Coloque um pouco de algodão para remover toda a água do ouvido.

O ideal é consultar o médico otorrino para avaliar o caso. (Foto: divulgação)

Veja também dor de ouvido em crianças, o que fazer 

O ouvido pode ser comprimido por vários fatores, causando grande incômodo ao indivíduo. Para resolver esse problema existem algumas técnicas que podem ser feitas em casa. Entretanto, o mais indicado é procurar um médico especialista para avaliar o caso e adotar a conduta ideal para cada caso.

 

Top