Como descartar maquiagem vencida

As mulheres acumulam tanta maquiagem, que mal conseguem perceber quando algum produto está vencido. Este tipo de cosmético, tal como acontece com todos os…

As mulheres acumulam tanta maquiagem, que mal conseguem perceber quando algum produto está vencido. Este tipo de cosmético, tal como acontece com todos os outros produtos, têm um prazo de validade. Muitos deles, inclusive, passam a vencidos em apenas seis meses. O ideal é que a pessoa sempre confira seus cosméticos, pois é bem comum ela usar algo velho, sem ao menos perceber. O problema é que muitas mulheres não se dão conta dos perigos da maquiagem vencida. Mesmo que um produto esteja, aparentemente, novo, colocará em risco a saúde de quem o usa, se o seu prazo de validade estiver ultrapassado. É preciso, então, descartar a maquiagem vencida.

Maquiagens vencidas podem fazer mal à saúde (Foto: Divulgação)

Como descartar corretamente a maquiagem

A maquiagem pode ser considerada lixo orgânico. Sombras, blushes, bases, gloss, rímel, batons, tudo deve ser colocado junto com o lixo comum. Os materiais que contêm cera em sua composição (como os batons e lápis) não são prejudiciais ao meio ambiente, embora possam demorar muito tempo para se decompor. Todos os outros itens de make-up também. O problema do descarte está nas embalagens. Estas, sim, são prejudiciais. Elas devem ser colocadas no lixo reciclável.

Os produtos podem ser descartados junto com o lixo orgânico (Foto: Divulgação)

Porém, para descartar as embalagens de maquiagem, é preciso dedicar tempo a isso. Muitas delas, por exemplo, têm a parte externa fabricada em plástico e a interna, em metal. Uma coisa é diferente da outra e, portanto, deve ser corretamente separada. Engana-se quem pensa, no entanto, que basta separar os materiais e descartá-los. Como ficaria, por exemplo, uma embalagem de rímel? O correto é limpar todas as embalagens.

Leia Também:  Quando deixar a menina usar maquiagem e salto alto?

Como limpar embalagens para descarte

Embora as maquiagens não sejam tóxicas ao meio ambiente, qualquer lixo reciclável deve ser limpo, antes de ser descartado. Muitas pessoas jogam materiais engordurados ou com qualquer outro resto de sujeira nos recipientes. Há lugares em que fica difícil ser correto, porém quando estamos em nossas casas, isso não é uma tarefa tão difícil assim, não é mesmo? Os esmaltes, por exemplo, são tóxicos. É preciso limpar os frasquinhos, antes de descartá-los. Para isso, deve-se esparramá-lo em uma superfície de papel, esperar que seque e, depois, jogar este papel no lixo reciclável. Ao secar, as substâncias nocivas do esmalte se evaporam. Mas os frascos devem ser limpos com removedor, lavados e só então jogados com outros recicláveis.

Os esmaltes também devem ser corretamente descartados (Foto: Divulgação)

Aprenda a separar o lixo corretamente, antes de descartar qualquer tipo dele, inclusive as maquiagens. Fazendo isso, coloca-se em prática os conceitos de cidadania e, de quebra, previne-se contra males à saúde, pois maquiagens vencidas podem causar sérios problemas a ela.

Top