Como denunciar crimes federais e virtuais pela internet

A internet é um ambiente onde as pessoas podem encontrar informação, lazer e facilidades para se comunicar. No entanto, o mundo digital também tem…

A internet é um ambiente onde as pessoas podem encontrar informação, lazer e facilidades para se comunicar. No entanto, o mundo digital também tem se transformado em um lugar repleto de crimes e ameaças reais.

A internet se transformou em um ambiente propício aos criminosos. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Delegacia de crimes na internet SP

Denúncias de crimes através da internet

Os crimes cibernéticos são cometidos diariamente no Brasil, mas o problema não está apenas relacionado aos golpes financeiros ou roubos de dados. A internet também se transformou em um terreno fértil para racismo, pedofilia e homofobia.

O Ministério Público Federal em São Paulo reformulou o seu site para facilitar a denúncia de crimes na internet. O internauta pode usar a página para relatar um crime constatado na rede anonimamente.

Além de crimes virtuais, o site do Ministério aceita denúncias relacionadas aos crimes federais, como moeda falsa, estelionato, fraudes contra previdência, contrabando e tráfico de drogas.

Pelo site do Ministério Público Federal em São Paulo é possível fazer denúncia de crimes virtuais e federais. (Foto:Divulgação)

Com o seu novo canal, o Ministério Público espera tornar mais fácil a tarefa de denunciar um crime. Desta forma, a pessoa pode usar a internet para fazer a denúncia e não precisa comparecer a uma delegacia. O serviço de denúncia online garante comodidade, segurança e privacidade.

Crimes federais e virtuais: como denunciar pela internet?

Confira a seguir o passo a passo para denunciar um crime federal. É importante lembrar que, quanto mais detalhes tiver a denúncia, melhor:

1. Ao acessar a página do Ministério Público Federal de São Paulo, o usuário deve seguir para ‘digi-denuncia’;

2. Para criar a denúncia, é necessário informar se o crime presenciado ocorreu através da internet ou não;

Leia Também:  Voe gol Promoções

3. Se o crime aconteceu online, a pessoa precisa especificar o que encontrou de ilegal. Entre as opções do site, estão: e-mail contando fotos de abuso infantil, vídeos e imagens criminosas, mensagens falsas do Ministério Público e páginas com textos discriminatórios;

Página criada para fazer denúncias. (Foto:Divulgação)

4. No espaço da denúncia de crimes na internet, é preciso preencher o campo com o endereço eletrônico a ser denunciado;

5. Quem está registrando a denúncia deve fazer um comentário sobre o caso, informar se é possível identificar os envolvidos, preencher o nome da cidade e do estado onde ocorreu o crime;

6. O formulário oferece as opções de enviar a denúncia anônima ou com os dados pessoais;

7. Para reforçar a denúncia com provas, é possível anexar arquivos e enviar junto com o formulário.

Denunciar crimes é um dever de cidadania. Acesse o Digi-Denúncia agora mesmo.

Veja também: Lei Carolina Dieckmann entra em vigor

Top