segunda-feira, 15 de agosto de 2022 - 15/08/2022 16:58:54
MundodasTribos

Na hora de denunciar crimes ambientais, os seus dados pessoais são sigilosos e não podem ser divulgados

Um número cada vez maior de pessoas tem tomado consciência a respeito da importância da preservação do meio ambiente, já que os crimes ambientais só vão trazer prejuízos para toda a população. São considerados crimes ambientais quaisquer tipos de agressões ao meio ambiente e aos seus componentes, incluindo a fauna, a flora, os recursos naturais e o patrimônio cultural.

Pessoas que colocam fogo em matas, empresas que poluem o ar com algum produto tóxico, desmatamentos ilegais, derramamento de petróleo no mar, agressões aos animais silvestres e o tráfico desses mesmos animais estão entre os crimes ambientais mais cometidos.

Caso você tenha conhecimento de algum tipo de crime parecido a esses e esteja se perguntando como denunciar crimes ambientais, é bom saber que existem vários órgãos que recebem tais denúncias. O anonimato é garantido por lei, ou seja, os dados do denunciante não podem ser revelados em nenhuma hipótese.

O que este artigo aborda:

IBAMA

Não deixe de denunciar se ficar sabendo de algum crime ambiental, pois o prejuízo também será para você

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é um dos principais órgãos fiscalizadores quando o assunto é crime ambiental. Qualquer pessoa pode usar a Linha Verde do IBAMA para fazer denúncias de crimes ambientais, desde que apresente dados claros e precisos a respeito da ocorrência.

É necessário informar com exatidão o nome da rua, número, município, estado, algum ponto de referência sobre o local onde o crime está acontecendo, além do nome ou apelido do responsável, se possível.

Com esses dados em mãos, você pode ligar para o número (61) 3321-7713, enviar e-mail para [email protected] ou fazer a denúncia através da internet, preenchendo o formulário disponível no site www.ibama.gov.br/linhaverde/home.htm.

Em caso de dúvidas, basta ligar para o telefone 0800-61-8080.

Polícia Militar Ambiental

A Polícia Militar Ambiental está presente em todo o país, fiscalizando e preservando a riqueza natural do país, atuando nas áreas de mineração, poluição, caça e pesca ilegais e queimadas. Você pode procura a PM Ambiental do seu estado para fazer as denúncias contra crimes ambientais, sem a necessidade de se identificar.

Confira os meios de contato da PM Ambiental na sua região acessando o site www.pmambientalbrasil.org.br.

Outros canais

O desmatamento ilegal é um dos crimes ambientais mais cometidos

Existem ainda diversos outros canais onde você pode denunciar e/ou buscar maiores informações sobre o combate aos crimes ambientais, como nos Ministérios Públicos Estaduais, Câmara dos Deputados, Conselho Nacional do Meio Ambiente e algumas organizações não-governamentais, como é o caso da SOS Mata Atlântica e da Renctas, entre outras.

A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) é uma ONG que atua em parceria com o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor no combate ao tráfico de animais silvestres. Para denunciar qualquer crime dessa natureza, basta acessar o site www.renctas.org.br.

O conteúdo "Como denunciar crimes ambientais" foi feito por Andre e distribuído por MundodasTribos na categoria Serviços em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

www.pirelli.com.br: Site da Pneus Pirelli

www.pirelli.com.br: Site da Pneus Pirelli

Assistência Técnica Tramontina: Autorizadas

Assistência Técnica Tramontina: Autorizadas

Como Fazer um Currículo

Como Fazer um Currículo

Registrar cheque roubado

Registrar cheque roubado

Consulta Optante Pelo Simples

Consulta Optante Pelo Simples

Melhores Festas de Casamento

Melhores Festas de Casamento