Como denunciar crimes ambientais

Um número cada vez maior de pessoas tem tomado consciência a respeito da importância da preservação do meio ambiente, já que os crimes ambientais…

Na hora de denunciar crimes ambientais, os seus dados pessoais são sigilosos e não podem ser divulgados

Um número cada vez maior de pessoas tem tomado consciência a respeito da importância da preservação do meio ambiente, já que os crimes ambientais só vão trazer prejuízos para toda a população. São considerados crimes ambientais quaisquer tipos de agressões ao meio ambiente e aos seus componentes, incluindo a fauna, a flora, os recursos naturais e o patrimônio cultural.

Pessoas que colocam fogo em matas, empresas que poluem o ar com algum produto tóxico, desmatamentos ilegais, derramamento de petróleo no mar, agressões aos animais silvestres e o tráfico desses mesmos animais estão entre os crimes ambientais mais cometidos.

Caso você tenha conhecimento de algum tipo de crime parecido a esses e esteja se perguntando como denunciar crimes ambientais, é bom saber que existem vários órgãos que recebem tais denúncias. O anonimato é garantido por lei, ou seja, os dados do denunciante não podem ser revelados em nenhuma hipótese.

IBAMA

Não deixe de denunciar se ficar sabendo de algum crime ambiental, pois o prejuízo também será para você

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é um dos principais órgãos fiscalizadores quando o assunto é crime ambiental. Qualquer pessoa pode usar a Linha Verde do IBAMA para fazer denúncias de crimes ambientais, desde que apresente dados claros e precisos a respeito da ocorrência.

É necessário informar com exatidão o nome da rua, número, município, estado, algum ponto de referência sobre o local onde o crime está acontecendo, além do nome ou apelido do responsável, se possível.

Com esses dados em mãos, você pode ligar para o número (61) 3321-7713, enviar e-mail para [email protected] ou fazer a denúncia através da internet, preenchendo o formulário disponível no site www.ibama.gov.br/linhaverde/home.htm.

Em caso de dúvidas, basta ligar para o telefone 0800-61-8080.

Polícia Militar Ambiental

A Polícia Militar Ambiental está presente em todo o país, fiscalizando e preservando a riqueza natural do país, atuando nas áreas de mineração, poluição, caça e pesca ilegais e queimadas. Você pode procura a PM Ambiental do seu estado para fazer as denúncias contra crimes ambientais, sem a necessidade de se identificar.

Confira os meios de contato da PM Ambiental na sua região acessando o site www.pmambientalbrasil.org.br.

Outros canais

O desmatamento ilegal é um dos crimes ambientais mais cometidos

Existem ainda diversos outros canais onde você pode denunciar e/ou buscar maiores informações sobre o combate aos crimes ambientais, como nos Ministérios Públicos Estaduais, Câmara dos Deputados, Conselho Nacional do Meio Ambiente e algumas organizações não-governamentais, como é o caso da SOS Mata Atlântica e da Renctas, entre outras.

A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) é uma ONG que atua em parceria com o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor no combate ao tráfico de animais silvestres. Para denunciar qualquer crime dessa natureza, basta acessar o site www.renctas.org.br.


Top