Como deixar a rotina no trabalho menos estressante

Para obter sucesso na vida profissional, é preciso que você esteja trabalhando em algo que goste e que lhe dê prazer em fazer. Além…

O estresse pode atrapalhar a vida profissional e pessoal do trabalhador

Para obter sucesso na vida profissional, é preciso que você esteja trabalhando em algo que goste e que lhe dê prazer em fazer. Além disso, outro fator importante para conseguir uma harmonia no ambiente de trabalho é evitar a todo custo o estresse, que pode acabar até lhe deixando doente.

Uma rotina de trabalho estressante pode trazer para o funcionário problemas como dores musculares, taquicardia, pressão alta, fadiga, desconcentração, imunidade baixa e muita ansiedade, o que acaba atrapalhando o seu rendimento profissional e levando a broncas do chefe, tendo consequências também nas relações pessoais.

Para deixar a rotina no trabalho menos estressante e levar uma vida bem mais calma e organizada, você pode tomar algumas atitudes simples, mas que com pouco tempo terão grandes resultados, fazendo com que você se sinta bem melhor.

Administre seu tempo

Organizar e racionalizar o tempo que você passa no trabalho é uma das melhores maneiras de evitar o estresse. Descubra em quais momentos você acaba se distraindo com outras coisas e desperdiçando as horas e tente evitar tais situações.

Feito isso, estabeleça metas e prioridades, deixando as tarefas mais importantes e urgentes em primeiro lugar, e não passe para a próxima sem terminar a anterior. Lembre-se que imprevistos acontecem e caso alguma das tarefas atrase, tenha paciência para terminá-la.

Conheça-se melhor

Para evitar situações estressantes, o profissional deve se conhecer o máximo que puder, pois isso vai facilitar na hora de encarar algo que o deixe incomodado. Pense nas situações que mais lhe agradam e naquelas em que você não se sai bem. Conhecendo os motivos, principalmente aqueles que não lhe deixam muito bem, você pode se preparar melhor para enfrentá-los.

Leia Também:  Roer Unha: Livre-se Desse Mau Hábito

Saiba dizer não e negociar prazos

Muitas vezes a rotina estressante aparece quando não conseguimos cumprir determinados prazos que acabamos prometendo, resultando em uma enorme ansiedade. Evite assumir compromissos que você tem certeza que não dará conta de cumprir, ou então negocie com o seu chefe um tempo maior para o término da tarefa.

Crie momentos de descanso no trabalho

Se no seu trabalho você não tem tempo nem para tomar água, é sinal de que a tensão anda em alta e que o estresse pode surgir em breve. É importante que você crie alguns momentos de descanso, para bater papo com os colegas, tomar um café, fazer um lanche e esquecer um pouco o trabalho.

Pequenos exercícios físicos e alongamentos ajudam bastante nesses momentos.

Aproveite mais as horas de folga

Quando estiver de folga, férias ou mesmo nos fins de semana, nada de pensar em trabalho. Dê prioridade a atividades que lhe tragam satisfação, como sair com os amigos, curtir a família, ir ao cinema, viajar, assistir a um show, praticar esportes, namorar, ir ao teatro, etc.

Certamente você voltará bem mais disposto e animado para trabalhar.

Durante a folga, esqueça o trabalho e faça aquilo que lhe dê prazer

 

Crie momentos de interação e divertimento com os colegas de trabalho

Top