Como deixar a carne vermelha menos gordurosa

Os brasileiros são um dos maiores consumidores de carne vermelha no mundo. Esse alimento costuma fazer parte das refeições diárias dos indivíduos, sendo essencial…

Os brasileiros são um dos maiores consumidores de carne vermelha no mundo. Esse alimento costuma fazer parte das refeições diárias dos indivíduos, sendo essencial para a realização do churrasco em família. No entanto, a recomendação é que a ingestão de carne seja limitada a até três vezes por semana, de modo a evitar os aumentos dos níveis de colesterol. Conheça abaixo como deixar a carne vermelha menos gordurosa.

Conheça os benefícios da carne vermelha. 

O corte da carne influencia na quantidade de gordura que será ingerida. (Foto: divulgação)

O corte da carne influencia na quantidade de gordura do alimento

Segundo especialistas, é possível ter um pedaço de carne saudável, livre de gorduras. Para atingir o objetivo, é ideal saber escolher a parte da carne para cortar em forma de bife. Em geral, os cortes que apresentam maior quantidade de gordura são:

  • Costela – 28g de gordura a cada 100g de carne;
  • Fraldinha – 26g de gordura a cada 100g;
  • Picanha – 20 g de gordura a cada 100g de carne.

Por outro lado, os cortes “magros”, ou seja, com pequena quantidade de gordura, são o patinho, a maminha e o músculo que possuem 7g de gordura a cada 100g de carne.

Dispensando a gordura aparente

A escolha pelo corte ideal, ajuda a carne a se tornar menos gordurosa. Outra maneira de dispensar  excesso de gordura é eliminar a gordura aparente nas carnes vermelhas. Para se ter uma ideia, um pedaço de 100g de picanha pode perder até 80 calorias, desprezando-se a gordura aparente. Esse pequeno ato colabora com a manutenção de uma vida saudável, de forma a prevenir doenças futuras.

Eliminar a gordura da carne antes do preparo deixa o alimento mais saudável. (Foto: divulgação)

Carne vermelha – rica em nutrientes

As carnes vermelhas são ótimas fontes de proteínas, além de possuírem altas taxas de ferro, zinco e vitamina B12. No entanto, cada parte do corte possui propriedades específicas, em especial em relação aos nutrientes. Um bom exemplo é o fígado que é uma fonte rica em ferro, sendo uma ótima opção para os indivíduos que estão com déficit desse nutriente.

Continuar Lendo  Receitas de picolés detox para o verão

Aprenda a reduzir a gordura da carne através do preparo

Outra forma de reduzir a quantidade de gordura presente na carne vermelha é preparando o alimento de formas mais saudáveis, como assadas, grelhadas e cozidas. Assim o indivíduo obtém as vantagens do consumo da carne vermelha eliminando a utilização do óleo, que deixa o alimento ainda mais calórico e gorduroso.

A carne assada é menos gordurosa do que frita. (Foto: divulgação)

A carne vermelha é rica em proteínas, sendo essencial para a manutenção de uma vida saudável. No entanto, esse alimento possui uma alta taxa de gorduras, podendo trazer grandes malefícios ao organismo. Após conhecer algumas dicas de como reduzir a gordura da carne é importante segui-las, de modo a obter os benefícios e evitar doenças.

Saiba como a carne vermelha pode ser saudável para o coração.

Top