Como Decorar um Quarto Masculino

Ainda que a figura do homem moderno seja marcada pela preocupação com a aparência, com maiores cuidados com a saúde e mais tolerante com…

Por Redacao em 18/07/2011

Ainda que a figura do homem moderno seja marcada pela preocupação com a aparência, com maiores cuidados com a saúde e mais tolerante com relação a diferenças e, em um termo que tenta resumir a ideia, mais “mente aberta”, muito do universo masculino ainda gira em torno da praticidade. Muitas das soluções criadas para o mundo dos homens têm como principal característica a tal praticidade. E isso também serve para como o homem se mostra para o mundo, ou como ele organiza o seu local de trabalho, ou seus pertences.

Obviamente, trata-se somente de um estereótipo, e há, no mundo, uma infinidade de “tipos” de pessoas que, somando um número gigantesco de características próprias, formam uma identidade única, que pode, simplesmente, não se encaixar em qualquer padrão. E, quando se trata de decoração, os ambientes dos homens também carregam esta característica, e, em cima deste perfil, você vai encontrar neste texto, dicas e orientações de como decorar um quarto masculino.

Sempre levando em consideração esta “praticidade dos homens”, é confiável dizer que fica muito difícil errar na decoração de um quarto masculino. Primeiramente, o esclarecimento de informações do homem que ocupa este quarto se faz necessário, para, claro, o ambiente ficar de acordo. Sendo assim, vamos separar, aqui, pelo menos três tipos de quarto de acordo com a faixa etária da pessoa. Sendo esta divisão feita por: Criança, Adolescente e Adulto.

Começando pelas Crianças. O quarto dos meninos pode ser decorado facilmente através de um tema específico de personagem que ele goste. A ideia mais fácil de deixar o quarto decorado é deixar com que o menino escolha o tema que mais agrada e oferecer produtos que combinem entre si, mas, também, que sejam voltados para este tema específico. Um quarto onde um super-herói é escolhido como tema, pode ter diferentes elementos com esta temática, como lençóis, cobertores, adesivos na parede, ou até mesmo papel de parede, mural, entre outros. Acessórios como tapetes, abajures, cortina e pôsteres, para portas ou mural, podem complementar o lugar. O que não pode haver é uma escolha do tema por parte do adulto.

Já para os adolescentes, os temas também podem estar presentes, mas a organização para isso é diferente. Os rapazes tendem a mostrar nesta fase qual será o seu comportamento no futuro, mostrando qual tipo de homem eles tendem a ser. Mas, independente de serem organizados ou não, preocupados ou não com o ambiente criado no cômodo em que passam o maior tempo da vida, é possível que qualquer temática seja coberta por pôsteres de artistas ou conjuntos musicais. Sendo assim, aqui, o poder de escolha do dono do quarto, naturalmente, será maior. O que pode ser feito é procurar manter uma harmonização entre os materiais presentes no ambiente. Os homens geralmente preferem cores mais escuras que as mulheres, e elementos como guarda-roupas, cama e mesa podem trazer esta tonalidade. Isso também pode ser feito através de acessórios como relógio, luminárias, TVs, estantes, entre outros.

Nos dias de hoje, não existe mais a ideia fixa de que um adulto deve morar sozinho. Este é um caminho normal, tomado por muitos, mas o adulto que mora com os pais também está tão inserido no “quadro de adultos” como qualquer outro. No entanto, para a decoração de um ambiente para um homem adulto, praticamente, duas coisas imperam sobre as sugestões, o estilo: algo moderno, vintage, descontraído, entre outros, e as colorações predominante

s.

Top