Como decorar um canto reservado para estudos

Possuir em casa um lugar apropriado para estudar é muito importante, especialmente quando o espaço motiva a concentração e oferece tranquilidade para as leituras.…

O canto para estudos precisa ser calmo, tranquilo e sem barulho

Possuir em casa um lugar apropriado para estudar é muito importante, especialmente quando o espaço motiva a concentração e oferece tranquilidade para as leituras. Quando falta espaço na casa, as pessoas procuram montar o cantinho para estudos no próprio quarto, mas caso haja um cômodo vago, ele pode se transformar numa sala aconchegante para estudar.

O canto reservado para estudos representa um espaço essencial durante a vida escolar da criança ou do adolescente. Normalmente eles sentem dificuldades para se acomodar em um ambiente e focar nas lições, por isso um cantinho decorado sob medida vai auxiliar nos estudos e até mesmo melhorar o rendimento na escola.

Decoração do canto de estudos

Evite decorar com qualquer elemento que possa distrair.

Móveis, objetos decorativos e revestimento precisam se apresentar em harmonia no espaço para torná-lo mais aconchegante. Na hora de planejar a decoração, é fundamental tomar cuidado com os exageros e eliminar os itens que não tenham uma finalidade. Qualquer elemento que possibilite a distração pode fazer o estudante perder o foco.

O canto de estudos precisa possuir boa iluminação e nichos organizadores para facilitar o dia-a-dia. Vale apostar numa escrivaninha com gavetas e cadeira na medida certa para que o estudante não se sinta desconfortável. Como a vida escolar transcorre junto com o crescimento, prefira um modelo de cadeira com regulagem de altura.

Planejando o canto de estudo

O lugar não pode estar vulnerável a distrações, por isso evite espaços barulhentos ou com televisão por perto. Prefira deixar a criança em um ambiente claro para estudar, ou seja, com paredes pintadas em tons suaves. Elimine a poluição visual do canto reservado para estudos, retire o acúmulo de brinquedos e priorize a organização em todos os aspectos.

Leia Também:  Como superar uma paixão que acabou

Caso a família tenha condições, é bem interessante montar um ambiente leve e agradável para os estudos, de preferência que não seja junto com o quarto. Monte um espaço diferenciado para fazer lições de casa ou estudar para provas colocando em prática as dicas a seguir:

– Não escolha uma mesa que seja condutora de calor, isso pode prejudicar a sensação tátil;

-As cores são capazes de estimular a atividade cerebral, por isso vale a pena trabalhar com os tons que favoreçam o aprendizado. O branco é uma cor muito agradável para se estudar, mas detalhes em vermelho ajudam a evitar erros já cometidos, mas em excesso podem interferir na criatividade. Para tornar o canto de estudos mais tranquilo, experimente um toque de azul.

– Aproveite a claridade natural na sua decoração e favoreça a circulação de ar no ambiente para que o estudante não se sinta desconfortável. Além de usar a luz direcionada a escrivaninha, também é interessante usar uma luminária compacta.

O canto de estudo é o espaço que favorece principalmente as crianças e adolescentes.

 

Top