Como decorar objetos com papel de parede

Por muito tempo, a função do papel de parede ficou restrita ao espaço vertical da casa, mas agora ele pode ser usado de outra…

Por Isabella Moretti em 30/12/2011

Papel de parede é um material prático e versátil

Por muito tempo, a função do papel de parede ficou restrita ao espaço vertical da casa, mas agora ele pode ser usado de outra forma na decoração. O revestimento de objetos é uma novidade cheia de charme e personalidade capaz de inserir estampas no cômodo sutilmente.

O novo uso do papel de parede transforma objetos comuns em peças exclusivas. São várias as combinações que podem ser elaboradas, até mesmo a mistura de estampas tem um efeito interessante e consegue quebrar a monotonia de uma decoração neutra.

Vários objetos já estão sendo decorados com papel de parede, como é o caso das caixinhas de madeira e luminária. Caso o morador resolva personalizar um canto da casa com o material, ele pode aproveitar as sobras para fazer um belíssimo acabamento no objeto.

O uso do papel de parede é uma excelente opção para restaurar uma peça. Por exemplo, uma caixa de madeira afetada pelo tempo e com imperfeições na estrutura pode ganhar uma cobertura com o material e se transformar. A aplicação do papel precisa ser cuidadosa para não acumular bolhas e, além de tudo, deve preservar os traços originais da peça. As mesmas etapas seguidas para revestir o espaço vertical devem ser seguidas.

Retalhos de papel de parede para modificar objetos

Caixa revestida com papel de parede

Não há necessidade de comprar um rolo de papel de parede para modificar um único objeto, na verdade o trabalho será executado com retalhos do material, se apropriando das técnicas de artesanato.

Use uma fita métrica para tirar as medidas do objeto e determine quais estampas serão combinadas para revestir. Apesar da liberdade oferecida pela decoração, é muito importante buscar o equilíbrio entre cores e desenhos para que o objeto não se transforme em algo cafona.

Entre as peças que podem ser modificadas com papel de parede, destacam-se: molduras de quadros, luminárias, painéis, gavetas, recipientes de vidro, biombos, caixas, latas velhas e prateleiras. Depois de aderir o novo revestimento, os objetos conseguem repaginar a aparência de diferentes ambientes.

Sobre o papel de parede

Caixas decorativas revestidas com papel de parede

O papel de parede é um material usado para decorar as casas há séculos e funcionava como um verdadeiro indicador de status. Com o passar do tempo, ele deixou de pertencer apenas à decoração nobre da Europa e começou a ser empregado para transformar o visual de outros ambientes residenciais.

Houve um tempo em que o papel de parede deixou de ser tendência e caiu no esquecimento. Depois de anos, ele foi resgatado para contribuir com a estética das casas modernas e otimizar o acabamento. O material se tornou queridinho entre os designers de interiores e ganhou novas possibilidades na decoração, como o revestimento de móveis e objetos.

Aproveite as dicas e inove, modificando a aparência dos objetos.

 

Top