Como Decorar O Interior Do Barco

A decoração do barco precisa ser planejada de acordo com as necessidades da embarcação, levando em conta a segurança e o conforto dos tripulantes.…

Por Isabella Moretti em 01/07/2011

A decoração do barco precisa ser planejada de acordo com as necessidades da embarcação, levando em conta a segurança e o conforto dos tripulantes. As partes internas e externas merecem atenção no projeto, por isso os responsáveis devem determinar os melhores elementos para decorar e combiná-los com bom gosto.

Muitas pessoas possuem barcos, mas encontram dificuldades para montar a decoração náutica ideal. A proposta é diferente da residencial e requer cuidados especiais para que os ambientes não fiquem apertados ou com elementos posicionados de forma irregular. O barco decorado tem móveis e objetos específicos que levam em consideração suas necessidades.

Não há como negar que as tendências da decoração contemporânea estão exercendo influência no visual interno dos barcos, deixando-os modernos e charmosos. Partindo desse princípio é possível encontrar no visual náutico móveis sob medida, traços ousados e minimalismo expresso em muitas combinações. Qualquer tipo de exagero é banido do projeto na hora de decorar um barco sofisticado e original.

Os tripulantes que moram ou passam uma temporada dentro do barco buscam um espaço aconchegante e tranqüilo para descansar e fugir da perturbação urbana. Por essas e outras a decoração náutica precisa ser calma, suave, discreta e sem muitas cores cansativas. A forma de inovar o visual do barco leva em conta a movimentação no mar, o que de certa forma justifica a preferência pelos móveis embutidos.

Dicas para decorar o interior do barco

Um barco tem sua parte interna dividida por cômodos, incluindo assim sala, cozinha, banheiro e quarto. Esses ambientes são compactos dentro da embarcação e por isso necessitam de uma mobília ajustável ao espaço limitado que existe para planejar a decoração. Fazendo um projeto náutico apropriado e de acordo com as tendências, com certeza o barco vai se transformar numa verdadeira casa flutuante.

Conforto e praticidade são elementos fundamentais para decorar um barco. Para conseguir os melhores resultados, é válido apostar em móveis exclusivos ambientes náuticos e também adicionar as principais tecnologias do segmento no design de interiores. Decorar um barco não é uma tarefa barata, por isso a necessidade de dispor de um bom orçamento para o projeto.

A decoração do barco pode assumir caráter multifuncional no projeto, transformando o efeito que a mobília exerce em espaços pequenos. Quanto à cor dos móveis, é comum encontrar peças em tons mais claros que contribuem de certa forma com os recursos de luz na parte interna de cada embarcação. Características de leveza precisam estar presentes no design do barco em função do bem-estar.

Muitas tendências estão sendo consideradas na hora de montar uma decoração de barco moderna e funcional. Os projetos náuticos já sabem como aproveitar da melhor forma possível elementos como vidros, espelhos e persianas. A linguagem visual da decoração consegue criar a sensação de amplitude num espaço compacto e de certa forma limitado. Para deixar os cômodos do barco mais seguros, procure trabalhar com cantos arredondados. Por uma questão de estilo na hora de decorar, aposte nas luminárias embutidas ou spots que ajudam a dar um charme especial ao interior do barco.

O projeto de decoração náutica não combina com cores escuras e tétricas, afinal, o objetivo não consiste em criar uma atmosfera de navio pirata. Evite também o uso de cortinas de pano, ventiladores de teto ou excessos de objetos decorativos sobre os móveis. Cuidado com a monotonia de uma única cor no interior do barco, isso costuma deixar a decoração cansativa. Em contraste com os móveis que possuem um visual mais neutro e discreto aposte nos acessórios com estampas ou cores mais intensas.

Top