Como decorar jardins com pedras

Ter um jardim em casa, lindamente decorado, é sonho de muitas pessoas. Para isso, não é preciso ter um enorme espaço, como aqueles que…

Por Editorial MDT em 02/01/2016

Ter um jardim em casa, lindamente decorado, é sonho de muitas pessoas. Para isso, não é preciso ter um enorme espaço, como aqueles que aparecem em novelas, com paisagismo impecável. Qualquer cantinho de casa, seja na área externa ou interna (os chamados jardins de inverno), pode ser modificado totalmente, com plantas e outros elementos de jardinagem. Em geral, as pessoas gostam de usar gramas no jardim. Entretanto, as pedras também rendem ótimos paisagismos e podem substituir o gramado ou serem intercaladas com ele. Além disso, as pedras exigem menos manutenção – o que é uma ótima saída para quem tem pouco tempo. Veja como decorar jardins com pedras.

Área externa com argila expandida (Foto: Divulgação)

Quais pedras devo usar para decorar o jardim?

A escolha das pedras depende do gosto pessoal, do impacto visual desejado e, é claro, das possibilidades econômicas. A depender da área a ser decorada, o trabalho poderá sair bem caro. Decorar jardins com pedras brancas, por exemplo, não sai muito barato, exceto quando a área é bem pequena.

As pedras brancas existem em vários tamanhos. Quanto maiores, mais caras elas são. Já as pedras escuras para jardins, me geral, custam menos, porém são alternativas para quem não deseja gastar demais. Um exemplo é a chamada Pedra de Rio, que tem valor acessível.

Pedras grandes, sobre o gramado (Foto: Divulgação)

Os tipos de pedras para jardins mais comuns são as britas (branca, ouro), seixo catarina (pedra grande e escura), mármore, argila amarela, arenito fino, dolomita branca e a argila expandida.

A argila expandida não é, propriamente, um tipo de pedra, mas é amplamente usada como tal, na decoração de jardins. Na primeira imagem, você pode observar um jardim externo, com o solo inteiramente coberto por argilas expandidas.

Como usar pedras para decorar jardins

Quanto maior o tamanho da pedra, mais fácil será usá-la na decoração. Isso porque as pequenas, principalmente as brancas, acabam entrando em contato com a terra, após muitas chuvas, ficando muito sujas ou simplesmente se misturando com a terra. As grandes, porém, podem ser usadas sem este problema, podendo até mesmo ser colocadas sobre a terra ou o gramado (imagem 2).

Vale a pena intercalar diferentes tipos de pedra no jardim, inclusive com o gramado. É preciso, no entanto, usar espaçadores de jardins, para que a grama não se misture às pedras, conforme o crescimento.

Grama separada das pedras, com separadores de jardim (Foto: Divulgação)

Uma dica para usar pedras pequenas no jardim é recobrir o solo com uma camada de manta de Bidim. Este produto é semelhante a um fino cobertor de lã e tem longa durabilidade. Ele impede que as pedras se misturem ao solo. Também é muito usado em vasos, tanto para a separação de pedras, como para auxiliar na filtragem da água de rega.

O ideal é fazer um pequeno projeto de jardim, criando formas de combinação entre os elementos, inclusive para o uso de diferentes pedras, no mesmo local. A seguir, veja algumas dicas para decorar jardins com pedras.

Top