Como dar atenção aos pais idosos?

Durante toda a vida achamos que nossos pais são super-heróis, no entanto, com o tempo eles deixam este posto e passam a ser pessoas…

Durante toda a vida achamos que nossos pais são super-heróis, no entanto, com o tempo eles deixam este posto e passam a ser pessoas frágeis, que necessitam de atenção e carinho. Muitas pessoas têm dificuldade em dar esta atenção aos pais idosos, pois, não encontram forma para conciliar isso com todos os afazeres da casa, educar os filhos, dar conta do trabalho e estar com o marido. Pensando nisso, listamos algumas dicas com passos para cuidar bem dos seus pais. Confira!

Conscientização da família

É importante saber que a velhice também gera gastos. Com o tempo, aparecem despesas com tratamentos e remédios. Desse modo, para não sobrecarregar ninguém, procure conversar com todos os membros da família, irmãos, tios, sobrinhos, e divida esses valores. A união faz a força.

Esteja sempre por perto

Carinho e atenção são essenciais para trazer a alegria e conforto aos idosos. Procure fazer visitas frequentes e preparar todo domingo um almoço com toda a família unida. Estimule seus pais a sair com amigos, fazer caminhas em volta do parque e até mesmo fazer algum curso que eles possuem interesse. Tudo isso, tende a melhorar a sua e principalmente a autoestima dele.

Garanta a qualidade de vida

Caso seus pais não puderem morar sozinhos, procure conversar com algum ente da família que estão dispostos a ampará-los. É importante ressaltar que a pessoa que for recebê-los deve estar ciente de que a casa terá de passar por algumas mudanças. Respeitar a rotina dos idosos é uma das obrigações que terá que cumprir, pois, o conforto deles, deve estar sempre em primeiro lugar.

Espalhe seu amor

Quando fazemos as coisas com amor, com o coração aberto, o ambiente fica leve e flui melhor. É muito importante nessa fase, lembrar de tudo o que eles foram capazes de fazer por nós, de todos os desafios que tiveram que passar para conseguirem dar o conforto que tivemos, agradeça por tudo. Então não tenha vergonha de mostrar seus sentimentos. Afinal um dia você estará no lugar deles.

Leia Também:  Pressão Arterial – Controlar Reduz Riscos á Saúde Mental

Nesta fase, é muito importante procurarmos fazer de tudo para proporcionar o conforto de nossos pais, pois, querendo ou não, esta é a última etapa de suas vidas, ou seja, esta é a última hora de demonstrar o que sentimos e queremos para eles. Por isso, mesmo que tenha muitos problemas a resolver, procure acrescentá-los a sua rotina, e procure dar muito carinho, amor e atenção.

 

Top