Como dar a volta por cima

Não há quem nunca passou por uma dificuldade na vida. Isso porque elas fazem parte do dia a dia, como um contínuo jogo no…

Não há quem nunca passou por uma dificuldade na vida. Isso porque elas fazem parte do dia a dia, como um contínuo jogo no qual prevalece ora a frustração, ora a satisfação. Desde o nascimento, o indivíduo é exposto a situações de frustração e estresse. Todo esse processo faz parte do desenvolvimento da personalidade do ser humano. Porém, em alguns casos, a pessoa fica tão debilitada com o problema que acaba não conseguindo se livrar e, muito menos, solucioná-lo. Passando a ser refém dos próprios sentimentos. Aprenda como dar a volta por cima.

Aprenda a passar por cima dos problemas. (Foto: divulgação)

Evolução humana X conflito pessoal

Passar por frustrações na vida faz parte do desenvolvimento humano que acompanha o indivíduo durante toda sua vida. Os obstáculos são inevitáveis, sendo interessante passar pela capacidade de reagir diante deles. Segundo especialistas, todo o indivíduo tem a capacidade e o potencial psicológico de aceitar a situação negativa e dar uma resolução interna ao conflito. Logo após os sentimentos iniciais de raiva e impotência cessam e é esperado que o indivíduo crie forças para conseguir “dar a volta por cima” do problema. O tempo esperado para que isso aconteça depende de cada indivíduo, levando em consideração as variáveis de personalidade e de experiências passadas.

Passar por frustrações colabora com a evolução do indivíduo. (Foto: divulgação)

A influência da infância

De acordo com estudos, os indivíduos que foram intensamente protegidos de situações de frustrações, durante a infância, tem dificuldade maior em superar os problemas e os obstáculos da vida. Dessa forma, são ainda considerados imaturos. Por outro lado, o indivíduo que passou pela situação inversa, consegue enfrentar qualquer tipo de situação com maior desenvoltura e adversidade.

Leia Também:  Como ensinar autoestima para as crianças

Dicas para dar a volta por cima

Tendo em vista que passar por obstáculos na vida faz parte do processo de evolução e crescimento pessoal do indivíduo. Separamos abaixo algumas dicas de como “dar a volta por cima”.

  • Esperar a raiva diminuir é importante, antes de tomar qualquer atitude;
  • Sempre que possível, procure fazer atividades para a distração. Um bom exemplo é sair com as amigas ou dar uma volta no parque;
  • Tente separar as coisas por índice de prioridade, deixando para traz o que é menos importante;
  • Caso o problema seja o termino de um namoro ou casamento, é importante evitar o contato direto com a pessoa que o fez sofrer.

    Saiba como dar a volta por cima. (Foto: divulgação)

Enfrentar situações difíceis é uma forma de evolução e de crescimento pessoal. Após conhecer algumas dicas de como dar a volta por cima, basta coloca-las em prática e evitar que a negatividade afete de forma direta a sua vida.

Top