Como cultivar abacaxi em vasos

Em épocas favoráveis, é relativamente fácil encontrar abacaxis, nos supermercados. A fruta é deliciosa e refrescante, podendo ser usada em sucos e em muitos…

Em épocas favoráveis, é relativamente fácil encontrar abacaxis, nos supermercados. A fruta é deliciosa e refrescante, podendo ser usada em sucos e em muitos pratos, dos doces aos salgados. Ao cortar o abacaxi, normalmente as pessoas descartam as suas folhas. Mas é justamente delas e de sua parte mais fibrosa (aquele círculo branquinho e duro) que outra fruta será originada. Isso pode ser feito na terra do chão, como nas plantações normais, mas também em vasos, tomando-se os devidos cuidados. Saiba como cultivar abacaxi em vasos.

Forma correta de corte do abacaxi (Foto: Divulgação)

Como plantar o abacaxi

Observe a imagem acima. É desta forma que você deverá cortar o abacaxi para, depois, utilizá-lo para o replantio. Você deverá medir, aproximadamente, 2,5 cm na extremidade, ao cortá-lo.

Em seguida, toda a polpa que restou na extremidade cortada deverá ser removida. Após isso, remova também as partes duras (casca) ao redor, bem como as folhas que estão próximas a elas.

Você perceberá, então, que restará uma parte que expõe o interior dos ramos de folhas. Esta parte é amarelada e firme. É a partir dela que novas raízes serão criadas.

Para plantar abacaxi, é preciso, antes, esperar que novas raízes surjam, a partir da parte exposta, acima. Para isso, será preciso mergulhar estas partes em um recipiente com água limpa, durante 4 dias, em média. Observe a sequência de imagens, abaixo:

Como fazer com que o talo crie raízes novas (Foto: Divulgação)

Sempre que a água estiver suja, é indicado trocá-la. Os recipientes com os talos de abacaxi para plantio deverão ficar em um ambiente bem iluminado.

Assim que perceber novas raízes, ainda que pequenas, será o momento de transferir estes talos para a terra. Aqui, vamos mostrar como fazê-lo em vasos, mas você também pode replantar o abacaxi no solo.

Leia Também:  Poderosos se sentem mais importantes do que realmente são, diz estudo

Como plantar abacaxi em vaso

Escolha o vaso para abacaxis e prepare a terra. Ela deve conter 2 partes de terra fibrosa, 1 parte de turfa e 1 parte de areia, misturadas. Delicadamente, enterre as raízes do abacaxi, fazendo com que a terra cubra esta parte (3 cm, em média).

O vaso deve permanecer em local arejado, com temperatura de, aproximadamente, 28ºC. As regas devem ser feitas, duas vezes na semana e não podem ser exageradas. Frequentemente, também é importante adubar a terra.

O cultivo ainda colabora com a decoração (Foto: Divulgação)

Vale destacar que a produção caseira de abacaxi não é rápida. Em condições ideais, pode ser necessário esperar até um ano, até que o primeiro fruto apareça. Também vale dizer que a fruta será em tamanho pequeno.

O interessante deste cultivo é que você sentirá o prazer de saborear uma fruta de produção própria. Também estará reaproveitando partes da fruta que, geralmente, teriam ido para o lixo. Além disso, apesar da demora da frutificação, as folhas do abacaxi são bonitas e ajudam a decorar sua casa ou seu jardim.

Top