Como cuidar dos lábios no inverno

O inverno ainda não chegou, mas também não está tão longe, assim. Muitas pessoas não se preocupam com as consequências desta estação, principalmente em…

Por Editorial MDT em 28/02/2013

O inverno ainda não chegou, mas também não está tão longe, assim. Muitas pessoas não se preocupam com as consequências desta estação, principalmente em relação aos lábios. As mulheres dão mais atenção a este detalhe, afinal, lábios bonitos e hidratados são muito importantes em sua aparência. Já os homens costumam não se importar demais com isso. Porém, é bom saber que o ressecamento e as rachaduras podem atingir a todos e, se chegarem a este estágio, os lábios de qualquer pessoa ficam feios, com um aspecto desagradável. Os cuidados com a pele da boca devem ser constantes, pois sua beleza pode ser comprometida, em qualquer época do ano. Porém, não custa nada aprender como cuidar dos lábios no inverno, pois é nesta estação que eles ficam mais suscetíveis às ações do clima.

Os lábios são parte importante da beleza do rosto (Foto: Divulgação)

Esfoliação dos lábios

Já sabemos que a esfolição é muito importante para remover impurezas e células mortas da pele, limpando-a e facilitando a penetração dos produtos usados. Os lábios são formados por um tipo de tecido peculiar, intermediário entre a pele e a mucosa da boca. Este tecido é sensível e pode descamar ou ficar ressecado, muito facilmente. Isso acontece devido à ação do vento, do sol, do atrito com os objetos ou produtos que usamos no dia a dia (como talheres, escova ou pasta de dente), entre outros. Porém, no inverno isso fica pior. É importante esfoliar os lábios, uma vez por semana. Este cuidado exige produtos com grânulos muito pequenos, para que a pele não seja agredida demais. Pode-se usar uma receita caseira, misturando mel e açúcar, mas também existem cosméticos próprios para isso.

É indicado esfoliar os lábios, semanalmente (Foto: Divulgação)

Hidratação dos lábios

Este é o cuidado primordial com a pele da boca e deve ser feito, todos os dias. Existem muitos produtos para hidratar os lábios. Além da conhecida manteiga de cacau, também podem ser usados outros, como os óleo de framboesa, maracujá, macadâmia ou abacate. A cera de abelha também faz maravilhas para a pele. O ideal é aplicar tais produtos antes de dormir, pois durante a noite a boca permanece em repouso. Outra dica interessante para hidratar a boca no inverno é usar o creme para a área dos olhos. Ele contém substâncias próprias para a pele sensível desta região, agindo de forma eficaz nos lábios, também.

A hidratação deve ser diária e pode ser feita, antes de dormir (Foto: Divulgação)

Os cuidados com os lábios, acima descritos, têm caráter preventivo. Porém, se a pele já chegou ao estágio de ressecamento intenso e rachaduras, então é necessário usar produtos específicos e mais fortes. Para isso, vale a pena investir nas pomadas para rachaduras, aplicando-as, antes de dormir. A conhecida Bepantol ajuda bastante.

Adotando estes hábitos, é possível prevenir-se dos lábios ressecados no inverno e em qualquer outra estação, mantendo a boca sempre bonita e bem cuidada.

Confira uma receita caseira para hidratá-los: Hidratante caseiro para os lábios: receita

Lábios bonitos são importantes, mas também é preciso se cuidar: Doenças transmitidas pelo beijo na boca

Top