Como cuidar dos dentes do bebê

Como cuidar dos dentes do bebê

Como cuidar dos dentes do bebê? Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde. Por…

Por Redacao em 04/12/2014

Como cuidar dos dentes do bebê? Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde. Por exemplo, a tetraciclina, um antibiótico comum, pode causar a descoloração ou manchas nos dentes. Por esta razão, não deve ser usada por mães que estão amamentando ou mulheres na segunda metade da gravidez. Quando o assunto é boca, o melhor tratamento é a prevenção. E desde o dente de leite que, quando tem uma cárie não tratada, por exemplo, pode fazer o permanente crescer com deformação ou manchas.

Confira: Como aumentar a imunidade do seu bebê

Como cuidar dos dentes do bebê - Mesmo antes do surgimento da dentição, a higiene bucal é importante. (Foto: Divulgação)

Como cuidar dos dentes do bebê

Os bebês têm necessidade de cuidados bucais especiais que todos os pais devem conhecer. Confira abaixo dicas de como cuidar dos dentes do bebê:

  • Os primeiros dentes de leite começam a nascer a partir dos 4 e 6 meses da criança e a recomendação principal é que desde o nascimento haja um estímulo oral para criar o hábito de higiene no bebê, fazendo limpeza com gaze e água filtrada.
  • 8 a 10 meses: É a partir dos 8 meses que os dentes do bebê já estão em mais evidência e uma dedeira especial deve ser usada para fazer a higiene bucal da criança.
  • 10 a 12 meses: Deve-se escovar três vezes ao dia, pelo menos, após cada alimentação grande – almoço, café e jantar – usando escova de cabeça pequena e com cerdas bem macias e sem o uso de cremes dentais. Neste período,as visitas ao odontopediatra serão necessárias para aplicação de flúor nos dentes da criança.
Leia também: Dicas para uma gravidez tranquila e saudável

Há casos em que o recém-nascido já nasce com alguns dentes, que são chamados de natais ou neonatais. (Foto: Divulgação)

  • 1 a 4 anos de idade: Como a criança ainda não tem coordenação motora, o ideal é iniciar a escovação com movimentos circulares tendo uma sequência de trabalho.A partir desta fase, a escovação deve ser feita a cada refeição, ou seja, cinco vezes ao dia
  • 4 aos 6 anos de idade: Nesta fase, a criança já tem uma articulação oral mais bem desenvolvida e já sabe cuspir, sendo liberado o uso de creme dental com flúor, mas infantil. É a partir dos 5 anos que os pais, geralmente, começam a permitir que seus filhos façam a higiene sozinhos, mas a supervisão é sempre importante.

A primeira escova de dentes de seu filho deve ter cerdas macias e uma cabeça pequena, que permita alcançar facilmente todas as partes da boca. (Foto: Divulgação)

  • O hábito de usar o fio dental deve ser cultivado desde o nascimento dos primeiros dentes, mesmo se eles são separados, o que facilita a higienização.

O que são as cáries de mamadeira e como evitá-las

Entre os cuidados que devem ser tomados com a saúde bucal do seu bebê, está a prevenção das cáries causadas pelo uso da mamadeira. Essas cáries são causadas pela exposição freqüente a líquidos que contém açúcar, como o leite, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Os líquidos que contém açúcar se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos de tempo, enquanto seu bebê está dormindo, provocando as cáries.

Leia mais: Vestidos de Réveillon 2015 para grávidas 

Existem enxaguantes bucais infantis, mas a maioria dos produtos tem altas concentrações de flúor e álcool, que altera a flora bucal da criança. (Foto: Divulgação)

Por esta razão, nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir, dê a ele uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo seu dentista. Ao amamentar, não deixe o bebê se alimentar continuamente. E após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou uma gaze umedecidos.

Top