Como cuidar dos cães nos dias de frio

O Inverno é sinônimo de sossego e tranquilidade: nada melhor do que apreciar um magnífico chá da tarde em frente à lareira, também colocando o papo em dia com os amigos e familiares.

No entanto, para nossos companheiros animais, a divergência na temperatura pode causar sérios problemas relacionados ao sistema respiratório, imunológico, articulações ósseas ou musculares. Assim, sabemos que todo cuidado torna-se necessário para manter as condições propícias para todos os membros da família nesta época do ano.

Saiba lidar com a saúde do seu cão durante o Inverno

Confira nossas dicas sobre como cuidar dos cães nos dias de frio, a fim de melhor manter o seu bichinho de estimação saudável:

Pelagem

Se você é adepto dos sistemas de banho e tosa oferecidos pelos Pet Shops, durante o inverno evite que o animal tenha contato com água, e também que tenha o seu pelo tosado.  A dica é prepará-los antes mesmo da temperatura abaixar, deixando que sua pelagem cresça naturalmente.

Procure não tosar o cão no período mais frio do ano

Acessórios

A queda de temperatura pode ser fatal ao seu cão, principalmente no período noturno: deste modo, prepare o cantinho do animal com uma forragem generosa e cobertores adequados.

Coloque também a sua casinha  longe do vento, chuva e frio para evitar acidentes com seu melhor amigo, como um possível choque térmico.

Não economize com cobertores e forragens

Lembre-se que estes cuidados nunca são demais e mesmo que o cachorrinho não sinta tanto frio a ponto de querer esses itens, ele automaticamente irá retirá-lo de seu ambiente.

Roupas

Aos cães que possuem a pelagem mais fina, recomenda-se o uso de roupinhas específicas para seu tamanho, a fim de garantir que  o seu corpo fique sempre aquecido.

Os cães menores e com pelos mais finos são sensíveis ao Inverno

Já os de  pelagem mais espessa, no entanto, sofrem alguns incômodos provocados pelo uso das roupas caninas: por isso, avalie em quais condições é realmente necessário vesti-los contra o frio.

Dicas importantes

Na hora de passear com o seu cachorro, os cuidados devem ser redobrados com a sua saúde, visto que as chances de contrair resfriados e problemas ósseos ou articulares são ainda maiores.

Prepare seu cão antes dos passeios

Para evitar com que certas doenças venham á tona, certifique-se de que suas patinhas estão bem protegidas, inserindo os sapatos específicos para cães. O mesmo serve caso você more em apartamentos, visto que o piso frio é capaz de provocar lesões na estrutura óssea canina.

Com um pouco de carinho, amor e dedicação é possível manter uma vida harmoniosa entre você e o seu bichinho de estimação em qualquer época do ano.

Dessa forma, cuide e reforce os laços de companheirismo e amizade com seu cão.

Reply