Como Cuidar do Rosto Masculino

Sean Connery, Richard Gere, George Clooney, Tarcísio Meira… Todos esses homens são bem diferentes entre si, no entanto, têm algo em comum: envelheceram naturalmente…

Sean Connery, Richard Gere, George Clooney, Tarcísio Meira… Todos esses homens são bem diferentes entre si, no entanto, têm algo em comum: envelheceram naturalmente e tiram cada vez mais suspiros de suas fãs. Dizem que os homens têm essa vantagem sobre as mulheres: quanto mais velhos, melhores. Os cabelos grisalhos e aquelas ruguinhas nos cantos dos olhos lhes dão um charme especial, fazendo com que eles aparentem maturidade, seriedade e responsabilidade, ou seja, todas as qualidades desejadas por uma mulher.

Um pouco de ruga nos cantos dos olhos é até charmoso, porém, os homens têm que se cuidar para que a sua imagem não pareça muito mais velha que a idade que ele tem. Não que ele deva ir a salões de beleza todas as semanas, mas um pouco de cuidado não faz mal a ninguém, principalmente para estar sempre bonito para a sua cara metade. Ninguém gosta de pessoas mal-cuidadas ou relaxadas. Portanto, aprenda como cuidar do rosto masculino, principalmente para agradar a sua parceira.

Por isso, muitos homens estão indo à luta e cuidando da sua imagem. Prova disso é a movimentação de aproximadamente R$800 milhões no setor de beleza masculina, o que corresponde a 10% do mercado de cosméticos do Brasil.

Outra grande vantagem que o homem tem sobre a mulher é que a sua fisiologia permite que o seu processo de envelhecimento seja mais lento. A pele masculina é mais oleosa e tem maiores concentrações de elastina e colágeno, possibilitando maior elasticidade. Além disso, ela também é mais espessa. É como se a pele do homem fosse 15 anos mais jovem que a pele de uma mulher da mesma idade.

Leia Também:  Saiba quais são as melhores dietas para o verão

Porém, essas características fazem com que os poros da pele masculina fiquem mais abertos, propiciando o aparecimento da acne e de infiltrações de bactérias. Por isso, a limpeza da pele é muito importante. Sempre que a oleosidade facial for excessiva, o homem deve lavar o rosto com um sabonete líquido.

O que mais causa irritações ao rosto masculino é a hora de barbear. Se a barba não for feita de um modo correto, pode causar infecções, pelos encravados ou acnes. Na hora de barbear, nada de usar sabonetes, pois eles não são apropriados para esse momento. Um bom creme de barbear é imprescindível porque ele amacia os pelos, fazendo com que a lâmina deslize com mais facilidade e sem danificar a pele. Sempre que o homem se barbeia, ele remove a camada hidrolipídica, protetora da pele. Esse fato pode ser minimizado com a escolha de um bom creme de barbear, que protege a pele. Na hora de passar a lâmina, faça-o no sentido do crescimento dos pelos e evite passar a lâmina mais de uma vez no mesmo local para não provocar irritações na pele.

Após passar a lâmina, o rosto deve ser lavado com água fria e um produto pós-barba deve ser aplicado no rosto e no pescoço. A sua função é hidratar e suavizar a pele, auxiliando na sua cicatrização e na renovação das suas células. No mercado, estão disponíveis loções em gel ou em creme para cada tipo de pele.

Um bom hidratante também deve ser passado no rosto após a fazer a barba, pois o rosto fica ressecado. Ao sair de casa, o homem nunca deve esquecer de passar o filtro solar, tanto no rosto quanto nas outras partes que ficarão expostas ao sol, maior responsável pelo envelhecimento da pele e também pelo câncer de pele.

Leia Também:  Sombras que combinam com pele clara


Para cuidar do rosto masculino, é preciso ter um pouco de paciência. Por isso, muitos homens ainda relutam em ter esses tratamentos. Porém, cuidar do seu rosto não é sinal de feminilidade, como muitos pensam. É apenas uma prova de que o homem gosta de si e da pessoa que está com ele, pois é desagradável sair com alguém que não se cuida.

Top