Como cuidar do cachorro no verão

O verão é uma época em que todos querem aproveitar para ficarem bronzeados, passearem em parques, irem para piscinas e praias. Mas é preciso…

Por Redacao em 19/02/2012

Como cuidar do cachorro no verão(Foto:Divulgação)

O verão é uma época em que todos querem aproveitar para ficarem bronzeados, passearem em parques, irem para piscinas e praias. Mas é preciso alguns cuidados com o corpo para ser evitadas insolações, calor exagerado, entre outras doenças que podem tornar-se mais sérias com o passar do tempo.

Da mesma forma que o ser humano precisa de cuidados com o calor do verão os cães também precisam. Principalmente por eles serem animais mais frágeis e dependentes de seus donos e por conseguirem perder calor apenas com uma respiração mais rápida e através das almofadinhas de suas patas.

Algumas observações e dicas:

Caso você tenha o costume de levar seu cachorro para passear de carro e o deixa dentro do automóvel enquanto faz suas atividades, não o faça. Por serem animais sensíveis, eles podem sofrer alguns problemas cerebrais, insolação, calor em excesso, podendo até chegar a morte.

O verão é um momento de sair da rotina com o seu cão, como passear, ir à praia, piscina, parque, viajar entre outras atividades que relaxem. Mas preste atenção, quando for passear com seu bicho de estimação lembre-se de que o asfalto fica mais quente. Por isso, procure ir em horários em o clima não esteja tão quente, como no início do dia.

É aconselhável que sejam evitados o uso de focinheiras, pois elas impedem que o animal libere calor.

Como cuidar do cachorro no verão(Foto:Divulgação)

Para cães mais velhos, é aconselhável diminuir o tempo de passeio para evitar obter queimaduras nas patas. Assim previne que as patinhas sejam queimadas, que haja desidratação ou até mesmo uma parada cardíaca.

Da mesma forma que as pessoas usam métodos para ficarem refrescados, como tomar sorvete, tomar muita água gelada ou até mesmo ligar o ar-condicionado, os cães também precisam dessa ajudinha. Portanto não se esqueça de sempre deixar seu pet refrescado com água limpa e fresca tanto em casa como quando estiver em passeio.

Antes de ir à praia com seu animal de estimação certifique-se com um veterinário sobre a dirofilariose, ou como é popularmente conhecida, verme do coração. Pois ela é muito comum no litoral brasileiro.

Como cuidar do cachorro no verão(Foto:Divulgação)

Uma ameaça mais constante, principalmente em cães, é a presença de pulgas e carrapatos, pois é um ótimo tempo para proliferação deles. Tome cuidados específicos, com xampus, perfumes, sabonetes. Lembre-se de consultar um veterinário antes de usar qualquer produto específico, pois podem torna-se tóxicos para seu cachorro.

Em todas as estações do ano são necessários alguns cuidados específicos e na estação onde o Sol está mais forte não pode esquecer-se de usar o protetor solar, seu cão também pode usar protetor no focinho. Assim todos ficam mais protegidos e com a certeza de diversão no verão brasileiro.

Top