Como Cuidar de Bonsai

PUBLICIDADE

Para um Bonsai ser bem cuidado é preciso muita dedicação, e cuidados essenciais e muita paciência. Devemos ter em conta os seguintes cuidados, quanto à localização, rega, poda, luminosidade e fertilização.

Quanto a Localização:

O Bonsai deve sempre estar perto de uma janelas, pode ser colocado em qualquer repartição da casa com fácil excesso e espaço suficiente para que possa receber cuidados diários.

PUBLICIDADE

Deve ter condições climáticas ideais, ou seja, não pode estar diretamente ao sol, ter níveis de temperatura e umidades perfeitas para que permita uma boa circulação de ar fresco, se ele apresentar ramos frágeis, folhas descoloradas ou caídas deve-se colocá-lo em outro local.

Quando a luminosidade:

Há alguns Bonsais que precisam de muita luz assim como há os que precisam de pouca, os que necessitam de muita luz deve ficar no exterior nos períodos de meses quentes, ou se isso não for possível colocá-lo perto de janelas resolve o problema, e os que necessitam de pouca luz colocá-lo em lugares com sombra.

No verão o Bonsai pode ser colocado ao sol durante as manhãs até às 11.00 horas apenas e no período da tarde depois das 16:00 horas.

Quando a rega:

Na primavera o Bonsai deve ser regado todos os dias, nos restantes das estações ele deve ser regado com menor freqüência.

PUBLICIDADE

A rega deve ser realizada sempre que o Bonsai tiver seco, ou seja, quando a terra estiver sem brilho, pois a terra molhada ela é brilhosa.

A rega deve ser feita bem devagar por cima da terra e em volta do tronco, à água deve passar por toda superfície do solo e sair um pouco pelos orifícios de drenagem situados por baixo do vaso.

Os troncos, ramos e folhas devem sempre estar úmidos para que não haja acumulação de lixo e poeiras nos poros do Bonsai.

Quanto à fertilização:

Deve ser feita com regularidade com adubos que tenha nitrogênio, fósforo e potássio na mesma medida.

Se a adubagem for feita em pouca quantidade ou em excesso pode provocar a morte da planta, e sua adubação deve ser feita nos períodos chamados de vitaminação que são em fevereiro e outubro.

Quanto à poda:

Para cortar os ramos deve-se utilizar tesoura, o caule deve ser cortado acima das folhas e toda ramificação que ultrapassem o perfil da árvore deve ser cortados, sua poda dos ramos e troncos deve ser feitos em outubro e as folhas novas retiradas na primavera.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.