Como cuidar de azaleias

As azaleias estão entre as chamadas plantas de inverno. Esta denominação se dá porque suas flores costumam aparecer, em épocas mais frias. São plantas…

As azaleias estão entre as chamadas plantas de inverno. Esta denominação se dá porque suas flores costumam aparecer, em épocas mais frias. São plantas maravilhosas e que fazem um belo contraste com os ambientes, devido às suas cores vibrantes. Em geral, são encontradas em tons de rosa, lilás, branco e salmão. Podem ser cultivadas em vasos ou na terra, sendo também possível fazer cercas naturais com elas. Com cuidados simples, estas plantas duram muito mais tempo e podem, inclusive, florescer durante o ano todo (embora isso não seja tão comum). Veja como cuidar de azaleias.

As azaleias estão entre as plantas de inverno (Foto: Divulgação)

Cuidados diários com azaleias

As azaleias são amantes de climas mais frios. Entretanto, é perfeitamente possível cultivá-las em outras estações do ano, bem como em regiões mais quentes. Caso elas estejam em localidades onde o calor é intenso, a dica é deixá-las em local que fique à sombra, durante a maior parte do dia. Se a opção é cultivar a azaleia somente à sombra, dentro de casa, então é preciso deixá-la tomar um pouco de sol, todos os dias. Porém, este banho de sol deve ser feito com cautela, pois ela não gosta de calor. A dica é deixá-la em algum local onde os raios não incidam diretamente sobre a planta. Lembre-se que todas as plantas necessitam de luz.

Outra dica importante é não deixar que a azaleia receba muito vento. O ideal é colocá-la em locais onde não existam correntes de ar intensas, pois isso poderá matar a azaleia.

Para regar azaleias também é preciso ter cautela. A planta não sobrevive por muito tempo, sem água. Por outro lado, também não suporta o excesso dela. O ideal é verificar, todos os dias, como está o seu solo. Ele deve estar sempre úmido, mas não encharcado.

Azaleias também podem ser usadas como cerca natural (viva) (Foto: Divulgação)

Adubação para azaleias

Qualquer tipo de planta necessita de diferentes tipos de adubo, em seu solo. Por meio deles, ela irá retirar todos os nutrientes necessários à sua sobrevivência, em conjunto com a água e a luz. As azaleias adoram potássio e precisam muito desta substância. Por isso, de tempos em tempos, é preciso repor este nutriente em seu solo. O ideal é fazê-lo, de dois em dois meses. Uma dica é adquirir “salitre do Chile”, que é vendido em casas especializadas em flores. Trata-se de uma espécie de sal, que deve ser derretido na água. Basta misturar uma colher (café) e regá-la, com esta água.

Bonsai de azaleias (Foto: Divulgação)

A dica final é um cuidado que não é diário, exatamente, mas deve ser tomado, com frequência. É preciso renovar as plantas do vaso de azaleia. Por isso, assim que suas flores ficarem velhinhas e murchas, é indicado removê-las, deixando apenas as mais novas. Ao fazê-lo, tome cuidado com os botões.

Leia Também:  Cuidados ao remover o dente do siso

Top