Como cuidar das roupas de ginástica

Como cuidar das roupas de ginástica

Muitas pessoas se preocupam em colocar o corpo em dia para o verão, mas a verdade é que  o sedentarismo deve ser vencido durante…

Por Editorial MDT em 27/03/2012

Como cuidar das roupas de ginástica

Muitas pessoas se preocupam em colocar o corpo em dia para o verão, mas a verdade é que  o sedentarismo deve ser vencido durante o ano todo, pois a prática de exercícios físicos é essencial para se manter com saúde. Independente da atividade, seja um esporte como vôlei, futebol, tênis, Kung Fu, ou até mesmo uma corrida no parque, uma caminhada leve ou uma volta de bicicleta, a verdade é que não importa muito qual a atividade, o que vale mesmo é praticar algum tipo de atividade física.

Para praticar as atividades físicas adequadamente é necessário ter um pequeno kit composto por camisetas, bonés, top, shorts e calças de ginástica, tênis específico para prática de esportes e uma toalhinha para enxugar todo o suor. Depois de selecionar os itens mais importantes do ‘kit atividade física, é necessário fazer a manutenção destas peças, principalmente das roupas, que devem receber uma atenção especial no momento da lavagem.

Para manter as roupas de ginástica sempre limpinhas e em dia, são necessários alguns cuidadinhos básicos, confira!

Peças devem ser separadas de acordo com a cor e tecido.

Meias e camisetas são peças que ficam em contato com áreas que transpiram muito, por isso além da lavagem básica, estas peças ainda devem ficar de molho em água com sabão é pó ou líquido durante duas horas. A região das axilas e das plantas dos pés devem ser bem esfregadas, retirando todo o suor que ficou retido no tecido, de modo que a peça fique limpinha e cheirosa. Depois de realizar este processo, basta colocar as peças na máquina de lavar roupas normalmente e lavar com as outras peças.

Malhas de ginástica em geral não pedem muitos cuidados no momento da lavagem e podem ir para a máquina de lavar roupas, desde que esteja junto com peças separadas por tipo de cor e tecido. Antes de lavar as peças pela primeira vez, se atente a etiqueta e verifique se a alguma especificação sobre o modo de lavagem.

Bonés precisam ser lavados a cada três dias, durante este intervalo, o mais adequado é deixá-los em um local fresco e arejado após a utilização, para evitar que a transpiração do couro cabeludo se transforme em mau cheiro e bolor.

Meias e camisetas devem ser deixadas de molho antes de serem lavadas.

Para manter o tênis sempre em dia são necessários alguns cuidados básicos como limpezas constantes com sabão neutro, e deixá-lo em um local fresco após a utilização para evitar o mau cheiro, além de um tempo de descanso para o calçado. Para isso é necessário sempre ter um par de tênis reserva, para os possíveis imprevistos, como em casos de chuva ou sujeira.

Toalhas devem ser trocadas diariamente, além de serem lavadas e deixadas no sol para secar e evitar o mau cheiro. Depois de deixá-las secar, basta guardar, sem passar a ferro, pois este processo faz com que elas percam a maciez.

Seguindo todas essas dicas você ficará limpinha e cheirosa durante toda a prática esportiva.

Top