Como cuidar da saúde renal do seu filho

Aprenda como cuidar da saúde renal do seu filho. As crianças também estão vulneráveis aos problemas renais, por isso é tão importante manter um…

Aprenda como cuidar da saúde renal do seu filho. As crianças também estão vulneráveis aos problemas renais, por isso é tão importante manter um estilo de vida saudável na infância. Leia a matéria e confira dicas para manter a saúde dos rins.

Como cuidar da saúde renal do seu filho. (Foto Ilustrativa)

Como cuidar da saúde renal do seu filho. (Foto Ilustrativa)

Os rins são órgãos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Eles têm a função de filtrar o sangue e eliminar as impurezas através da urina. Também são responsáveis por manter o equilíbrio de sal e água no corpo. Quando os rins não recebem os devidos cuidados, a pessoa tem riscos de desenvolver problemas renais.

Leia mais: Infecção Urinária: Como é Causada

Como cuidar da saúde renal do seu filho

Muitas crianças sofrem com doença renal crônica, por isso os rins acabam perdendo as funções de forma progressiva e irreversível. Os pequenos que sofrem com a enfermidade enfrentam tratamento pesado, que inclui diálise e até mesmo transplante.

As doenças renais se manifestam na infância em virtude de malformações congênitas no trato urinário. Os fatores genéticos também podem interferir na saúde renal de uma criança.

Selecionamos algumas dicas de como cuidar da saúde renal do seu filho. Confira:

Fique de olho nos sintomas

A doença renal se manifesta de forma sutil na infância e até mesmo pode ser confundida com outros problemas de saúde. Cabe aos pais ficarem de olho nos sintomas. A criança com doença renal pode sofrer com vômitos, perda de peso, diminuição da frequência urinária, inchaço no corpo, problemas ósseos, anemia e hipertensão arterial Assim que os sintomas forem reconhecidos, o médico deve ser consultado com urgência.

Leia Também:  "Hot ioga" queima até 800 calorias por sessão

Saiba mais: Saiba como Prevenir e Tratar Doenças Renais

Atenção à infecção urinária recorrente

Assim que os primeiros sintomas se manifestarem, procure um médico. (Foto Ilustrativa)

Assim que os primeiros sintomas se manifestarem, procure um médico. (Foto Ilustrativa)

Se a criança apresenta infecção urinária recorrente, então é muito importante procurar ajuda médica. Esse sintoma sinaliza uma pré-disposição para doença renal. Converse com um nefropediatra e realize os exames necessários para encontrar a origem do problema. O diagnóstico precoce é fundamental para que o sucesso do tratamento.

Estimule hábitos saudáveis

Para não acabar desenvolvendo complicações renais, a criança deve ser estimulada a desenvolver hábitos saudáveis. Ela deve manter uma alimentação saudável, beber bastante água, controlar o consumo de sódio e praticar exercícios físicos regularmente.

Estimule a alimentação saudável do seu filho. (Foto Ilustrativa)

Estimule a alimentação saudável do seu filho. (Foto Ilustrativa)

Marque consultas de rotina

As consultas de rotina são fundamentais durante à infância. É muito importante que o médico averigue a pressão arterial do paciente e avalie o nível de glicose no sangue. Vale lembrar que diabetes e hipertensão aumentam as chances de problema renais.

Veja também: Alimentos que prejudicam os rins

Agora você já sabe como cuidar da saúde renal do seu filho. Coloque as dicas em prática e proteja a criança de doenças sérias. Continue no Mundo das Tribos e veja outras publicações sobre saúde.

 

Top