Como cuidar da saúde dos rins Como cuidar da saúde dos rins

Como cuidar da saúde dos rins

Os rins são órgãos muito maltratados pelos hábitos de vida modernos. Quando não são cuidados como deveriam, podem desencadear várias doenças. A mais grave…

Por Editorial MDT em 30/06/2013

Os rins são órgãos muito maltratados pelos hábitos de vida modernos. Quando não são cuidados como deveriam, podem desencadear várias doenças. A mais grave é a doença renal crônica que destrói estruturas dos rins, podendo fazer com o órgão pare de funcionar. Saiba mais sobre o assunto e veja como cuidar da saúde dos rins.

A alimentação saudável é essencial para a saúde dos rins. (Foto: divulgação)

Saúde dos rins

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 500 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com problemas renais e 1,5 milhão delas estão em observação, seja por excesso de peso, cigarro e até mesmo pela falta de hidratação do corpo.

Os rins são responsáveis pela filtração e eliminação das toxinas sanguíneas. Entretanto, quando eles não estão saudáveis, as toxinas podem se concentrar na corrente sanguínea e causar sérios problemas. Um dos principais sinais de alerta é a cor da urina, que pode ajudar a identificar alterações renais. Por isso é essencial ficar atento para os sinais que indicam doença renal.

Tomar água ajuda na saúde dos rins. (Foto: divulgação)

Como cuidar da saúde dos rins

1.  Diabetes e pressão: quando esses indicadores estão em alta, as chances de desenvolver a DRC é maior. O ideal é controlar esses fatores para que eles não prejudiquem a saúde dos rins. Ter uma alimentação balanceada é essencial para esse controle.

2. Controle do peso: manter o peso ideal é essência para manter a saúde dos rins. Pessoas com índice de massa corporal saudável estão mais protegidas. O excesso de peso leva a hipertensão e ao diabetes, fazendo com que o rim sofra mais.

3. Alimentação balanceada: tenha cuidados com o excesso de gordura e consuma alimentos ricos em vitaminas e fibras, pois auxiliam no bem estar das funções renais. Quando o indivíduo sofre com doença renal crônica, terá que fazer algumas mudanças no seu cardápio diário.

4. Medicamentos somente com orientação médica: tomar medicamentos sem orientação e prescrição médica pode comprometer a saúde renal, seja à curto ou longo prazo. Tanto os analgésicos quanto os anti-inflamatórios são capazes de prejudica-los.

5. Evite bebidas alcóolicas: o álcool pode até ser benéfico para os rins. Porém, os excessos podem prejudicar os filtros, que sofrem de forma indireta. O álcool pode levar à hipertensão, que evolui para problemas renais.

6. Elimine o cigarro:o fumo causa pequenos bloqueios com placas de gordura, que diminuem o calibre dos tubos por onde o sangue passa. Isso pode levar a problemas de pressão, que sucessivamente causa doença renal crônica.

Reduza o consumo de sal da comida. (Foto: divulgação)

Os rins são órgãos muito importantes para o nosso organismo, afinal são eles que realizam a filtração.  Para cuidar bem dos rins é necessário ter alguns cuidados diários. Alguns alimentos que prejudicam os rins devem ser evitados, como o excesso de sódio e gorduras. Além disso, é essencial tratar a hipertensão arterial e prevenir o diabetes, pois podem prejudicar a função renal. Aposte nas dicas citadas de como manter a saúde dos rins e melhore sua saúde.

Top