Como cuidar da saúde dos rins

PUBLICIDADE

Os rins são órgãos muito maltratados pelos hábitos de vida modernos. Quando não são cuidados como deveriam, podem desencadear várias doenças. A mais grave é a doença renal crônica que destrói estruturas dos rins, podendo fazer com o órgão pare de funcionar. Saiba mais sobre o assunto e veja como cuidar da saúde dos rins.

A alimentação saudável é essencial para a saúde dos rins. (Foto: divulgação)

Saúde dos rins

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 500 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com problemas renais e 1,5 milhão delas estão em observação, seja por excesso de peso, cigarro e até mesmo pela falta de hidratação do corpo.

Os rins são responsáveis pela filtração e eliminação das toxinas sanguíneas. Entretanto, quando eles não estão saudáveis, as toxinas podem se concentrar na corrente sanguínea e causar sérios problemas. Um dos principais sinais de alerta é a cor da urina, que pode ajudar a identificar alterações renais. Por isso é essencial ficar atento para os sinais que indicam doença renal.

PUBLICIDADE
Tomar água ajuda na saúde dos rins. (Foto: divulgação)

Como cuidar da saúde dos rins

1.  Diabetes e pressão: quando esses indicadores estão em alta, as chances de desenvolver a DRC é maior. O ideal é controlar esses fatores para que eles não prejudiquem a saúde dos rins. Ter uma alimentação balanceada é essencial para esse controle.

2. Controle do peso: manter o peso ideal é essência para manter a saúde dos rins. Pessoas com índice de massa corporal saudável estão mais protegidas. O excesso de peso leva a hipertensão e ao diabetes, fazendo com que o rim sofra mais.

3. Alimentação balanceada: tenha cuidados com o excesso de gordura e consuma alimentos ricos em vitaminas e fibras, pois auxiliam no bem estar das funções renais. Quando o indivíduo sofre com doença renal crônica, terá que fazer algumas mudanças no seu cardápio diário.

4. Medicamentos somente com orientação médica: tomar medicamentos sem orientação e prescrição médica pode comprometer a saúde renal, seja à curto ou longo prazo. Tanto os analgésicos quanto os anti-inflamatórios são capazes de prejudica-los.

PUBLICIDADE

5. Evite bebidas alcóolicas: o álcool pode até ser benéfico para os rins. Porém, os excessos podem prejudicar os filtros, que sofrem de forma indireta. O álcool pode levar à hipertensão, que evolui para problemas renais.

6. Elimine o cigarro:o fumo causa pequenos bloqueios com placas de gordura, que diminuem o calibre dos tubos por onde o sangue passa. Isso pode levar a problemas de pressão, que sucessivamente causa doença renal crônica.

PUBLICIDADE
Reduza o consumo de sal da comida. (Foto: divulgação)

Os rins são órgãos muito importantes para o nosso organismo, afinal são eles que realizam a filtração.  Para cuidar bem dos rins é necessário ter alguns cuidados diários. Alguns alimentos que prejudicam os rins devem ser evitados, como o excesso de sódio e gorduras. Além disso, é essencial tratar a hipertensão arterial e prevenir o diabetes, pois podem prejudicar a função renal. Aposte nas dicas citadas de como manter a saúde dos rins e melhore sua saúde.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.