Como cuidar da pele ressecada

Como cuidar da pele ressecada

Como cuidar da pele ressecada? – essa é uma dúvida comum entre as mulheres que sofrem com o ressecamento, tanto do rosto como do…

Por Isabella Moretti em 18/12/2014

Como cuidar da pele ressecada? – essa é uma dúvida comum entre as mulheres que sofrem com o ressecamento, tanto do rosto como do corpo. A cútis com esse tipo de problema normalmente perde a sua vitalidade e brilho, assumindo assim uma aparência áspera, opaca e irritada.

Como cuidar da pele ressecada. (Foto: Divulgação)

A pele fica ressecada principalmente nos meses de inverno, quando as temperaturas caem significativamente. A epiderme, camada superficial da pele, perde a sua oleosidade natural por causa do frio, em especial nas áreas mais expostas, como rosto, pescoço, colo, lábios e mãos.

Além de causar o ressecamento da pele, as alterações climáticas também favorecem o aparecimento de problemas dermatológicos, como é o caso da dermatite atópica e dermatite seborreica.

Veja também: Morangos evitam ressecamento da pele

Como cuidar da pele ressecada?

Confira a seguir algumas dicas de como cuidar da pele ressecada e evitar o agravamento do problema:

Lave o rosto corretamente

O rosto deve ser lavado adequadamente todos os dias, usando sempre sabonete líquido e não o em barra. Escolha sempre os produtos que possuem componentes hidratantes, pois eles ajudam a repor o óleo natural da pele.

É importanta lavar o rosto corretamente. (Foto: Divulgação)

Tonifique a pele       

Use uma loção tônica para tonificar a pele e deixá-la pronta para receber uma hidratação.

Use creme hidratante diariamente

A hidratação é critério fundamental para cuidar da pele ressecada, por isso escolha um bom creme hidratante para aplicar na cútis. O melhor produto é aquele que apresenta uma textura leve e suave.

Existem muitas opções de cremes hidratantes que prometem restaurar a pele ressecada. Na hora de escolher o produto, é importante que você observe a composição. Os melhores componentes de hidratação são: ácido hialurônico, vitamina C e oligoelementos.

Mantenha a pele protegida. (Foto: Divulgação)

Use protetor solar

O protetor solar é indispensável para quem sofre de pele seca. O produto deve ser aplicado diariamente nas áreas que ficam mais expostas aos raios solares. A proteção deve estar presente no dia-a-dia, inclusive nos meses de inverno.

Beba bastante água

A hidratação também deve ser feita de dentro para fora, por isso procure consumir pelo menos dois litros de água por dia. Também vale reforçar o consumo de frutas ricas em água, como é o caso da melancia, da laranja e do melão.

Aposte na esfoliação caseira. (Foto: Divulgação)

Tratamentos caseiros

Os tratamentos caseiros para pele ressecada também costumam funcionar. Experimente preparar uma máscara hidratante com 10 amoras, ½ xícara de iogurte natural, ½ colher de flocos de aveia e 1 colher de mel. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma substância homogênea e cremosa. Aplique a máscara no rosto de maneira uniforme e deixe agir por meia hora. Repita a aplicação uma vez por semana para preservar a pele sempre hidratada.

Agora que você já sabe como cuidar da pele ressecada, coloque as dicas em prática.

Top