Como cuidar da escova de dentes

Apesar de serem muito importantes para a higienização da boca, as escovas de dentes também podem ser meios de cultura para germes, fungos e…

Higienize bem a sua escova para ficar livre de contaminações (Foto: Divulgação)

Apesar de serem muito importantes para a higienização da boca, as escovas de dentes também podem ser meios de cultura para germes, fungos e bactérias que podem se multiplicar imensamente após certo tempo. Por isso, saiba como cuidar da sua escova de dentes a fim de que ela sirva somente como objeto de higienização dentária.

Antes de guardar a sua escova de dentes, lave-a bem em água corrente e mergulhá-la por 5 minutos em uma solução chamada clorixidina ou em um enxaguante bucal. Então, bata a escova na pia até ela ficar bem seca e guarde-a em pé para que toda a água possa escorrer até a próxima escovação.

Porém, a escova não deve ser deixada exposta sobre a pia do banheiro e nem a menos de um metro e meio do vaso sanitário, pois ele pode contaminá-la. Além disso, uma escova não pode ficar próxima da outra, porque as bactérias passam facilmente de uma para a outra, principalmente se uma das pessoas estiver gripada ou resfriada.

Proteja as suas escovas dos micro-organismos guardando-as em pé e com uma proteção nas cerdas. (Foto: Divulgação)

Se você prefere usar as tampinhas de plástico, higienize-as bem, antes de colocá-las na escova usando a clorixidina ou mergulhando-a em água fervente para que todos os micro-organismos sejam mortos.

Muitas doenças bucais como a cárie e a gengivite podem ser agravadas caso as escovas de dentes estejam infectadas, especialmente se a pessoa já tiver uma lesão de cárie ou uma gengivite.

Contudo, de nada adianta seguir todos os passos anteriores para cuidar da sua escova de dentes se ela não for trocada periodicamente, pois as suas cerdas ficam desgastadas e, por mais que você a limpe, micro-organismos a infectarão. Entretanto, não há um período específico para essa troca, que depende de pessoa para pessoa. Portanto, troque-a quando as cerdas estiverem tortas ou você sentir que não estão removendo toda a sujeira dos seus dentes. A média recomendada pelos especialistas é de 3 a 4 meses.

Troque as suas escovas periodicamente (Foto: Divulgação)

Cuidando da sua escova de dentes, você estará cuidando da sua saúde bucal e também corporal, pois a boca é a porta de entrada de muitas doenças que atingem órgãos internos. Por isso, higienize-a bem todas as vezes que for escovar os dentes e não se esqueça de guardá-la em local apropriado.

Leia Também:  Dicas para educar um filho único

Top