Como cuidar da carreira após o nascimento do bebê

A construção de uma nova função na vida da mulher para ser mãe necessita de muita consciência durante todo o processo, começando pela própria…

Por Editorial MDT em 16/04/2012

Ser mãe e ainda ter uma vida profissional ativa não é fácil.

A construção de uma nova função na vida da mulher para ser mãe necessita de muita consciência durante todo o processo, começando pela própria gestação, evoluindo para o parto e sucessivamente ser mãe.  Enquanto a mulher está grávida, o bebê se encontra dentro da barriga dela, o que facilita lidar com questões pessoais e profissionais. Porém, logo após o nascimento as coisas tendem a dificultar um pouquinho mais no que diz respeito a tempo-espaço e também disposição física, mental e emocional da mãe.

Planejamento da gravidez 

O planejamento é uma forma de se preparar para as mudanças que acontecem durante a gravidez. A insegurança, o medo e a sensação de impotência são as características do impacto que surge quando a maternidade se torna uma surpresa.

Quando a gravidez acontece em um momento profissional crítico, pode gerar algumas frustrações. Como o início do trabalho em uma nova empresa, promoções ou em meio ao desenvolvimento de um projeto importante.

A gravidez não é uma doença. O ideal é tentar manter o equilíbrio dos sentimentos e entender que é preciso adiar ou até mesmo abandonar alguns projetos profissionais por algum tempo. É preciso saber levar as coisas da melhor forma possível até a hora certa de decidir voltar ou não ao trabalho.

O planejamento é uma forma de se preparar para as mudanças.

Voltar ou abandonar a carreira 

Vivemos em uma sociedade muito competitiva, o período de licença maternidade muitas vezes é atrapalhado pelo medo da demissão ou perda do espaço profissional.
A primeira dúvida que surge é a respeito do momento certo de retomar a atividade profissional.

Estudos realizados atualmente mostram que as mulheres que abandonaram o serviço até que os filhos cresçam, possuem mais dificuldades de arrumar colocações. Com isso muitas se sentem desatualizadas, deslocadas ou até mesmo despreparadas.

Dicas para cuidar da carreira após o nascimento do bebê 

  • O trabalho em casa pode ser uma ótima opção. Trata-se de um meio que contempla vários ofícios, principalmente para aqueles que dependem do computador para realizá-los. São os chamados tele trabalhos; 
  • Existem algumas maneiras de conciliar as diferentes tarefas que apresentam e amenizar o conflito causado entre cuidar do filho e a profissão. Tudo isso fica mais fácil quando se tem o apoio tanto dos familiares quanto de profissionais para esse fim; 
  • Planejar o momento da gravidez também é muito útil para que outros aspectos sejam analisados com serenidade e critério;
  • Fazer uma poupança prévia para pagar as despesas que virão junto com o nascimento do bebê e a falta do emprego;
  • Algumas empresas oferecem a possibilidade da criança ficar em uma creche na própria empresa. Isso ajuda a diminuir muito a angústia e a separação.

Alguns locais de trabalho possuem creche na própria empresa.

Ser mãe é algo natural, essencial e lindo na vida de uma mulher. É possível conciliar a maternidade com o trabalho. A melhor forma é planejando o nascimento do bebê. Após o nascimento algumas empresas oferecem serviços de creche para que a mãe possa trabalhar e ficar perto do seu filho ao mesmo tempo, podendo inclusive amamentá-lo em horários programados. A modernidade trouxe uma nova forma de mulher, ainda mais ampla.

Top