Como criar uma NFT e Vender NFT no Mercado

Isabella 16/02/2022 Tecnologia

Já imaginou comprar um meme que você viu na internet? Pois agora você pode criar uma NFT e vender NFT no mercado! O mercado de NFTs — Non Fungible Token (Token não fungível) ganha cada vez mais destaque, com obras de arte virtuais e até memes sendo leiloados por milhões de reais.

Mas afinal, o que fazer para  entrar nesse mercado milionário? Continue lendo para entender como criar e vender NFT e ganhar muito dinheiro com isso.

O que é NFT?

Fazemos começar pelo começo. Primeiro você precisa entender que uma NFT representa um ativo não fungível… Ou seja, algo que não pode ser substituído, que é único.

Para ficar mais claro, podemos comparar com dinheiro, que é um ativo fungível, afinal você pode trocar uma nota de 50 reais por duas de 20 e uma de 10 e continuará tendo 50 reais.

Um ativo não-fungível, por sua vez, não pode ser substituído. Por exemplo, se você trocar de ingressos de cinema, vai acabar em outra cadeira ou assistindo outro filme. NFTs são exatamente isso, mas no universo digital.

Em outras palavras, o NFT funciona como um certificado de autenticidade para qualquer cripto-colecionável, dando credibilidade e provando que aquele um item, arte, meme, é o único e o verdadeiro.

O que eu preciso para começar a criar NFT?

Existem apenas 4 coisas que você precisa para conseguir criar suas NFTs. São elas:

  • Carteira Ethereum;
  • Pequena quantidade de ethereum;
  • Conexão a um Marketplace de NFTs;
  • Um arquivo de arte digital para seu NFT.

Viu como é mais simples do que parece? Mas vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.

Como criar uma NFT?

Vale ressaltar que para criar uma NFT e Vender NFT no Mercado você não precisa conhecer a fundo criptografia, basta conhecer as ferramentas e o passo a passo necessário.

Para entrar no mercado de NFT, primeiro você deve criar uma carteira de Etherium, uma criptomoeda que vai te permitir comprar e guardar seus NFTs. Lembrando que você vai precisar ter uma pequena quantia de Etherium porque na maioria das plataformas de compra e venda de arte digital são cobradas algumas taxas.

Atualmente, a carteira mais utilizada atualmente é a MetaMask, disponível no navegador, iOS e Android.

Após criar sua carteira, você pode prosseguir para a próxima etapa, que é conectá-la com um mercado NFT. Um dos mais simples para uso e que não cobra taxas para criar NFTs é o Opensea, mas há várias outras opções.

Dentro de qualquer mercado de NFT, é possível criar sua página e seu marketplace na plataforma. Nessa etapa, você vai precisar conectar sua carteira Ethereum para prosseguir.

Depois de conectar sua conta, você finalmente vai poder criar uma coleção e subir sua primeira arte na plataforma. Lembrando que você consegue armazenar suas artes na conta, customizar sua página, adicionar descrições… funciona quase como uma rede social. Mas atenção, sua arte ainda não está pronta para ser vendida.

Como vender NFT?

como vender nft

Space Shapes #3, NFT criado por styleWish.

Então, seu marketplace foi configurado e sua arte está na plataforma como arquivo digital? Se sim, podemos passar para a última etapa: vender sua NFT! Para isso, na parte de coleções e arquivos digitais, você irá selecionar um arquivo e configurá-lo para vender ao clicar em algum botão de “venda” (ou “sell“, em inglês).

Pode ficar tranquilo porque a configuração é simples. É só selecionar o botão de venda, escolher o preço da sua obra, termos de venda e decidir se quer deixá-la a venda à preço fixo ou colocar em um leilão virtual.

Saiba também que a maioria dos marketplaces vendem NFT utilizando apenas ethereum, mas ainda é possível encontrar alguns que usam suas próprias criptomoedas, ou outras em geral, então fique atento. Outro ponto importante é que, para fechar o processo, alguns marketplaces também podem cobrar taxas para armazenar sua obra ou para vende-la também.

Passo a passo para vender sua NFT

  1. Instale o MetaMask no PC ou Celular e faça o cadastro para criar sua carteira de Ethereum;
    instalar metamesk no pc
  2. Após criar sua carteira, o aplicativo vai te redirecionar para sua carteira, onde você pode comprar Ethereum;
  3. Vá para o OpenSea e clique na opção “create” e ele vai pedir para conectar com sua carteira de Ethereum. Basta clicar em conectar que ele redirecionará para o MetaMask, onde você só precisa logar para finalizar a etapa;
  4. Depois de criar a conta, você vai ser redirecionado para a aba em que é possível cadastrar seu primeiro item no site. Basta fazer o upload no botão “Drag and drop a file”. Com isso você já pode preencher o nome do item, descrição e todos detalhes do seu primeiro NFT;
  5. Agora que você cadastrou sua obra no marketplace, o próximo passo é colocá-lá a venda. Basta achar o botão “sell” na página da seu item;
  6. Para finalizar o processo, selecione como você deseja vender seu NFT (leilão ou preço fixo) e os detalhes em relação ao valor da obra. Pronto! Sssim que seu NFT for vendido, todo o valor vai direto para sua carteia de Ethereum!

Dicas de principais marketplaces para vender NFT

Como já mencionamos, além da Opensea, existem outros mercados em evidência no momento. Dois deles são o Rarible e o Mintable, que oferecem uma grande variedade de conteúdo e customização na hora de comprar e vender NFTs.

Antes de vender sua NFT, vale a pena conhecer essas outras plataformas, que também possuem muito público. Trata-se de um grande shopping, com várias lojas e possibilidades de criação de conteúdo para comprar e vender.

Outros mercados onde você também encontrará NFTs focadas no cenário artístico, com imagens, gifs e vídeos, são:

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.

Outros artigos

Vestido de Festa Junina 2017

22/05/2017

Vestido de Festa Junina 2017

Os Vestido de Festa Junina são inúmeros, afinal, eles procuram agradar todos os gostos e oferecer conforto na hora de dançar quadrinha. Enquanto algumas peças ajudam...

Lugares para andar de patins em SP

03/09/2012

Lugares para andar de patins em SP

Patinar sobre rodas é um esporte bastante querido entre os brasileiros, principalmente se tratando de adolescentes e crianças. A atividade exige equilíbrio, paciênci...