Como Criar uma Conta na Last FM

Já acabou aquele tempo em que era necessário escutar a programação do rádio, ficar atento com a fita cassete no “ponto” e assim que…

Já acabou aquele tempo em que era necessário escutar a programação do rádio, ficar atento com a fita cassete no “ponto” e assim que aquela música preferida tocasse, sair correndo e apertar rec. Chega. Isso não existe mais. Agora é o contrário: ao invés de esperar a sua canção predileta, ela e muitas outras que fazem o seu estilo é que vão até você. Descobrir novas músicas com base no que você ouve. Essa é a proposta da rádio on-line com cara de rede social, a  Last FM. O internauta acessa o site www.lastfm.com.br , cria uma conta em dois minutos e perfeito: está agora  pronto para desbravar o mundo encantador das melodias.

Os interessados recebem uma pequena mensagem, chamada de scrobble, que informa ao site qual música você está ouvindo, dessa forma, a Last FM tem como identificar  o seu gosto e te informar do jeitinho que você merece. Esse mecanismo auxilia a identificação daquilo que o ouvinte mais costuma acessar, tais como estilos, artistas preferidos etc. Além disso, a Last FM não se limita a saber só do usuário: ela também aponta para os gostos musicais mais comuns entre os amigos. Dessa maneira, quem se inscrever também poderá se aproximar de pessoas que tenham o mesmo estilo musical.

Qual é a vantagem de participar da Last FM? Como criar uma conta? Primeiramente, através dos scrobbles o site realiza muitas orientações conforme o gosto de cada um, dessa forma, não tem erro: você vai ouvir tocar as suas preferidas ou parecidas com aquilo que curte bastante.  A vantagem é que não vai mais perder tempo preparando listas, baixando músicas, nada disso. O movimento é o contrário: as canções vêm na sua direção.  Outro ponto também muito interessante é que você tem acesso a tabelas e estatísticas relacionadas aos artistas preferidos, pode procurar álbuns, assistir a vídeos, ficar por dentro dos eventos, e muito mais.


Mas para ter acesso a essas vantagens, é necessário criar uma conta na Last FM. É muito rápido e simples: basta clicar em http://www.lastfm.com.br/join, criar um apelido, informar e-mail e a partir daí criar o perfil. Uma ótima vantagem é que a rádio on-line não está sozinha na internet: ela também está presente nas redes sociais, tais como Facebook e Twitter.

O cadastro é gratuito para ter um perfil de usuário na Last.fm, mas o rádio on-line é um serviço que exige uma assinatura, que custa cerca de R$9 ao mês. Se você quer ouvir a rádio via iPhone, Android, é preciso também pagar mensalmente. Quem mora na Alemanha, Estados Unidos ou Reino Unido, tem acesso gratuito à rádio com direito a ouvir 50 faixas musicais.

Não é possível comprar músicas na Last.fm, mas existem alguns downloads de MP3 gratuitos no site, que foram cedidos pelos artistas e gravadoras. Para ter acesso a eles, basta clicar em página de downloads gratuitos (http://www.lastfm.com.br/music/+free-music-downloads), nas páginas de tags (http://www.lastfm.com.br/charts/toptags) ou acessando a lista personalizada na sua página de recomendações.

Não perca mais tempo: crie agora uma conta na Last FM e fique por dentro das novidades do mundo da música. Em ano de Rock in Rio, um dos maiores eventos da área do mundo, é o momento ideal para estar bem atualizado sobre o assunto.

Top