Como criar sumário e índice analítico no Microsoft Word

Como criar sumário e índice analítico no Microsoft Word

Isabella Moretti 01/10/2015 Tecnologia

Aprenda como criar sumário e índice analítico no Microsoft Word e facilite a sua vida na hora de utilizar o editor de texto. Essa função é bem interessante para quem está elaborando trabalho acadêmico, como monografia ou artigo científico.

Como criar sumário e índice analítico no Microsoft Word. (Foto Ilustrativa)

Elaborar um trabalho de conclusão de curso não é uma tarefa fácil, afinal, é preciso pensar em cada componente da pesquisa e encontrar um bom referencial teórico. Todas as ideias precisam estar bem-amarradas para convencer a banca no dia da defesa. Outro fator muito importante é a formatação, que precisa estar de acordo com as regras da ABNT.

Leia mais: Regras da ABNT Atualizadas 2016

Como criar sumário e índice analítico no Microsoft Word

O sumário é a parte do seu trabalho que reúne os capítulos e as respectivas páginas. Ele é fundamental para organizar o conteúdo e ajudar na localização de determinados trechos. Você não precisa perder horas e horas para fazer um sumário manualmente, afinal, basta automatizá-lo no Word. Veja como fazer isso:

Criando sumário automático

Primeiro você precisa formatar os títulos. (Foto Ilustrativa)

Veja nos tópicos a seguir o passo a passo de como criar sumário e índice analítico no Microsoft Word.

1. Abra o documento no Word;

2. Coloque o cursor do mouse sobre um dos estilos de título, que se encontra na aba de “página inicial”.

3. Para classificar o tipo de título, você deve considerar a organização do conteúdo do seu trabalho. Exemplo: o título do capítulo pode ser marcado com “título 1”, já o subtítulo pode ser representado com “título 2” e assim por diante.

4. Para visualizar mais opções de estilo, basta clicar na setinha, que se encontra no canto inferior direito.

5. Depois de configurar todos os seus títulos, chegou a hora de gerar o sumário automaticamente. Para isso, acesse a guia “inserir” e clique em página em branco.

Agora crie o sumário de forma automática. (Foto Ilustrativa)

6. Posicione o cursor do mouse na página que você acabou de criar. Agora acesse a aba “Referências” e escolha a opção “Sumário”, que se encontra no canto esquerdo da tela. Clique na setinha e escolha a opção “sumário automático”.

Veja também: Como fazer uma conclusão de trabalho TCC

7. O sumário será adicionado automaticamente ao documento, já com todos os títulos indicados com as suas respectivas páginas.

8. Se você precisar alterar alguma parte do trabalho, basta clicar no item “atualizar sumário”.

9. Escolha se você deseja atualizar apenas o número de página ou todo o conteúdo (inclusive possíveis modificações nos títulos). Confirme a ação clicando em “OK”.

Atualize o conteúdo a cada nova mudança no texto. (Foto Ilustrativa)

10. Pronto! Com essa configuração simples, o seu trabalho de conclusão de curso pode ser formatado de forma mais fácil, rápida e automática.

Saiba mais: Como escolher o tema do TCC

Agora que você já sabe como criar sumário e índice analítico no Microsoft Word, não tenha medo de fazer alterações no corpo do texto. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre tecnologia.

 

Outros artigos

Pousadas em Jericoacoara

20/07/2009

Pousadas em Jericoacoara

Jericoacoara é uma cidade turística situada no estado do Ceará e que reúne deslumbrantes paisagens naturais. O local é protegido por organizações ambientais e at...

Farinha de berinjela para emagrecer, dicas

03/08/2012

Farinha de berinjela para emagrecer, dicas

Na luta contra a balança, as mulheres que desejam perder alguns quilinhos acabam tentando de tudo. Porém, o método para o emagrecimento pode estar mais próximo do qu...

Banda Kiss completa 40 anos

31/01/2013

Banda Kiss completa 40 anos

A primeira apresentação da Kiss aconteceu em 30 de janeiro de 1973, em um bar no Queens, na cidade de Nova York. As três pessoas na plateia nem podiam imaginar que e...