Como criar grupo no Facebook

PUBLICIDADE

Muitos dos usuários do Facebook costumam sentir saudades de um dos principais recursos oferecidos pelo Orkut, site de relacionamentos vinculado ao Google, criado em 2004 e que acabou perdendo bastante espaço desde que a rede social lançada por Mark Zuckerberg começou a se popularizar.

Os grupos do Facebook são como as antigas comunidades do Orkut (Foto: Divulgação)

Estamos falando das comunidades do Orkut, funcionalidade que permite reunir milhares (ou até milhões) de pessoas com gostos em comum, para conversar e discutir a respeito de um determinado tema. As comunidades de times de futebol, estilos musicais e eventos, entre outras que ainda estão no ar, fizeram muito sucesso.

O que muita gente pode não saber é que a rede social mais popular da atualidade, com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, também possui um recurso semelhante, os grupos do Facebook, através dos quais você pode se reunir com outras pessoas para conversar sobre um assunto sem encher os murais alheios de mensagens que não os interesse.

PUBLICIDADE

Além de participar de grupos já formados, pedindo autorização aos proprietários deles, você pode criar a sua própria “comunidade no Facebook”. Para aprender como criar grupo no Facebook, basta ficar atento às dicas mostradas a seguir.

Criando um grupo no Facebook

Qualquer usuário pode criar o seu próprio grupo no Facebook (Foto: Divulgação)

Após fazer login em sua conta no Facebook, vá até a seção “Grupos”, localizada no canto esquerdo da sua página inicial, clique na opção “Criar grupo” e aguarde a abertura de uma pequena janela, intitulada “Criar novo grupo”.

Janela de criação do grupo (Foto: Divulgação)

No primeiro campo da janela, digite o nome do grupo que pretende criar, lembrando que é preciso ficar atento para não usar nomenclatura já existente, pois isso poderá dificultar a busca pela nova comunidade que está sendo criada na rede social.

No campo seguinte, “Membros”, adicione os perfis das pessoas que você deseja convidar para fazer parte do seu grupo no Facebook. É só digitar os nomes dos amigos para que o próprio sistema faça a busca e envie o convite para aqueles contatos citados.

PUBLICIDADE

Definindo a privacidade do grupo no Facebook

Os grupos podem ser abertos, fechados ou secretos (Foto: Divulgação)

Ainda na mesma janela, estará o campo “Privacidade”, que oferece três opções que definirão como será o acesso à sua comunidade criada. Na primeira delas, “Aberto”, qualquer usuário do Facebook poderá visitar aquele grupo, ver quem faz parte dele e até ler as mensagens publicadas.

Já na segunda opção, “Fechado”, novamente qualquer internauta conectado à rede social poderá ver o grupo e os membros dele, mas não terá acesso às publicações, que poderão ser visualizadas somente pelos participantes do grupo.

PUBLICIDADE

Na terceira opção, “Secreto”, a mais radical delas, a existência da comunidade será quase totalmente escondida. Nesse caso, apenas os membros poderão ver o grupo, quem está nele e os conteúdos compartilhados.

Definidas essas configurações, basta clicar em “Criar” para finalizar o processo.

Editando as configurações do grupo

Depois de criá-lo, você pode editar algumas configurações do grupo (Foto: Divulgação)

Após a criação do grupo, você será direcionado à página da comunidade que acabou de nascer e poderá ainda modificar uma série de definições, antes de começar a trocar mensagens com os membros.

PUBLICIDADE

Para tanto, clique no ícone da engrenagem, na parte superior direita da página do grupo, e selecione “Editar configurações de grupo”. Nesse menu, é possível adicionar uma descrição à comunidade, definir um endereço de e-mail do grupo, adicionar fotos, gerenciar membros e muito mais.

Recursos oferecidos nos grupos do Facebook

Através do grupo é possível postar fotos, criar eventos, compartilhar documentos e muito mais (Foto: Divulgação)

São vários os recursos dos grupos no Facebook, além da possibilidade de trocar mensagens, compartilhar fotos e vídeos. A ferramenta permite, por exemplo, criar eventos como festas de aniversários, encontros, manifestações, etc, e convidar os demais membros para participar.

Há também os recursos de criar álbum coletivo de fotos, para que cada um dos participantes envie a sua colaboração, e de criar documentos, entre outros, igualmente com o compartilhamento de dados de todos os membros, abrindo diversas possibilidades de uso.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.