Como conversar sobre drogas com os filhos

Hoje em dia as drogas tem sido um grande problema entre os jovens. Dificilmente encontramos casos onde um jovem não teve contato com alguma…

Hoje em dia as drogas tem sido um grande problema entre os jovens. Dificilmente encontramos casos onde um jovem não teve contato com alguma substância, seja o álcool ou o cigarro, que são considerados drogas lícitas, como com outras substâncias mais pesadas e ilícitas.

O vício em si já é um elemento complexo e difícil de lidar, de modo que a melhor forma de trata-lo é sem dúvidas evitando. Por isso, para você que é pai ou mãe, veja a seguir como falar com os filhos sobre drogas e assegure um futuro bom e livre de preocupações ao jovem. Saiba mais:

Tire as dúvidas da criança para que ela não sofra com as drogas posteriormente (Foto: Divulgação)

Seja imparcial ao conversar sobre as drogas

Segundo os especialistas, a criança a partir dos 7 anos já possui uma compreensão suficiente para entender a respeito das drogas. Todavia, os pais devem estar psicologicamente preparados e saberem bem o que necessitam falar antes de convocar o pequeno para uma conversa.

Uma criança a partir dos 7 anos de idade já está preparada para falar sobre drogas (Foto: Divulgação)

O primeiro passo é ser imparcial. Isto é, não fale que isso te magoa ou insira questões emocionais no meio e também é importante não citar a religião pois, ao decorrer do tempo, a criança pode rejeitar os ensinamentos, de modo que toda a moral religiosa ensinada não servirá para ela.

É interessante começar explicando de uma forma científica, isto é, dizendo o que é a droga, a razão pela qual as pessoas usam – que geralmente está associada a um trauma psicológico ou curiosidade – e a posterior dependência, visto que por ser uma substância química, o corpo pede por este elemento de forma deliberada.

Leia Também:  Decoração Com Corações

Ressalte sobre os perigos da droga

Outro ponto importante para falar sobre drogas com os filhos é sobre as suas terríveis consequências. Explique que a droga causa alterações no cérebro, de modo que a pessoa que a usa não responde mais por si mesma e nem sequer percebe isso. O corpo começa a se acostumar com a química, de modo que um jovem pode chegar aos extremos, que é vender objetos, roubar e fazer de tudo para comprar e consumir mais e mais drogas.

Mostre fotos de famosos que foram vítimas das drogas (Foto: Divulgação)

As drogas matam e matam um jovem muito cedo. Para ajudar na conversa, mostre fotos de famosos jovens que tinham uma vida inteira pela frente que, no entanto, deixaram-se levar pelas drogas. Exemplos são: Amy Winehouse, Kurt Cobain, Chorão do Charlie Brown Jr., Jimi Hendrix, Jim Morrison, Marilyn Monroe e uma vasta lista. Isto sem dúvidas é muito triste, porém é algo que marcará a criança, uma vez que com uma bela carreira, beleza e tudo o que alguém gostaria de ter, essas pessoas se envolveram com as drogas e deram um triste fim à si mesmas.

Veja as celebridades que se envolveram com as drogas.

Evitando e solucionando o problema

Para finalizar uma conversa sobre drogas com os filhos, alerte sobre como começar pelas companhias que eles escolhem. Os amigos de escola fazem parte da infância e da adolescência, porém, alguns deles se envolvem com as drogas inevitavelmente. Explique para a criança ou para o jovem que nem todos os pais tem esta mesma conversa com seus filhos, de modo que os outros crescem sem saberem dos perigos que a droga causa.

Oriente sobre as companhias escolhidas (Foto: Divulgação)

Por isso, alerte-o sempre para ficar atento aos amigos, visto que quando nos livramos de alguma companhia ruim e de tudo o que faz mal, sempre ganhamos amigos bons e coisas boas em dobro, de modo a termos uma vida mais feliz e consciente. Boa sorte!

Leia Também:  Lilica Ripilica 2015 coleção

Leia também: Clínica gratuita para dependentes químicos.

Top