Como controlar os latidos do seu cachorro

PUBLICIDADE

Sempre existe aquele cão que não para de latir. Todo momento ele está latindo, fazendo barulho. Você está assistindo televisão e ele latindo, você está lendo um livro e ele continua latindo, você tenta conversar com alguém ao telefone, mas ele ainda não parou de latir.

Preste atenção, pois o principal culpado de tanto latido pode ser o próprio dono. Por incrível que pareça, os donos que menos gostam de latidos são os que mais rapidamente ensinam o cão a latir para tudo. Isso porque, para fazê-lo parar de latir, lhe dão exatamente o que ele quer. E o cão logo percebe que basta latir para que seus donos tirem a bolinha que está embaixo do armário ou abram mais rapidamente a porta. Ou seja, para resolver um problema imediato, as pessoas acabam treinando o cão a latir cada vez mais.

Não é nada fácil cuidar de um cachorro, até por que ele será um eterno bebê precisando do carinho e atenção de seus “pais”. Mas da mesma forma que se deve colocar limites a uma criança, deve-se também impor limites aos cães.

PUBLICIDADE

Que tal algumas dicas?

Vamos começar pelos exercícios e atividades, pois um cão que não se exercita dá espaço para o surgimento de alguns problemas comportamentais, como ansiedade, stress, inclusive o latido em excesso. O intuito não é banir o latido apenas diminuir o exagero dele. Por isso, sempre procure exercitar o seu bichano diariamente, com brincadeiras, adestramento e passeios. Brincadeiras aeróbias são as mais recomendadas, pois provocam relaxamento mental e físico, além de alterarem alguns neurotransmissores cerebrais, funcionando de maneira semelhante a um antidepressivo.

O adestramento pode estar inserido no dia a dia do cão. Use sempre algum comando que ele conheça antes de lhe dar algo que ele deseje como petisco, carinho e brinquedo. Passeios diários são excelentes – exercitam o cão, fornecem uma porção de estímulos visuais, auditivos e olfativos, além da atividade ser feita em companhia, o que também é muito importante para os cães.

Ampliar a comunicação é o segundo passo para melhorar a quantidade de latidos. Lembre-se, cão que só sabe pedir latindo fica mais ansioso e aflito quando é impedido de usar essa forma de comunicação. Por isso, estimule o seu cão a usar outros sinais para manifestar as vontades dele. Para tanto, passe a atender os sinais alternativos usados pelo cão, aos quais você não dava atenção. Como quando ele põe a pata no seu colo para pedir carinho ou fica olhando para a maçaneta para alguém abrir a porta. Novos comportamentos comunicativos podem ser ensinados, como trazer a guia na boca para mostrar que quer passear ou cumprimentar, para ganhar petisco.

Esse passo deve começar desde o inicio, que é repreender erros. É essencial que o cão não consiga o que deseja quando está latindo. A vontade dele nunca deve ser satisfeita enquanto faz algo considerado errado. Uma boa ajuda para controlar os latidos é associá-los com algo desagradável, como um gosto amargo na boca ou um susto.

PUBLICIDADE

Para o estímulo desagradável ser eficiente, o cão precisa querer evitá-lo, e a sua aplicação deve ser feita no exato momento em que o comportamento errado acontece. Normalmente, o que um adestrador utiliza é o sacudir uma lata com moedas para fazer barulho ou jogar um jato leve de água no focinho do cachorro para causar um susto ou desconforto. Mas cuidado ao utilizar a lata com moedas se você tiver mais de um cachorro, pode acabar assustando os outros ao repreender um só.

Procure sempre recompensar os acertos que o cão fizer, que no caso seria o não latir. No entanto, esse trabalho precisa de muita disciplina e paciência por parte do dono, pois o resultado vem aos poucos. É preciso esperar, pois ensinar dá trabalho!

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Ola, tdo bem!
    Tenho 2 pinscher (femea) em casa e uma criança de apenas 3meses, toda vez que abre o portão ( da garagem ou do pedestre) elas latem discontroladamante que não adianta vc gritar com elas, e na maioria das vezes é quando acabei de fazer o meu bebe dormir ou quando ele ja esta dormindo.
    Por favor alguem me ajude, pois, amo muito elas e o meu marido ta ficando louco com a situação a ponto de querer dalas pra outras pessoas.

    Muito Obrigado!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.